FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



terça-feira, 31 de agosto de 2010

RESOLUÇÃO Nº 4, DO CNE/CBE 2010.

A presente Resolução define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para o conjunto orgânico, sequencial e articulado das etapas e modalidades da Educação Básica,baseando-se no direito de toda pessoa ao seu pleno desenvolvimento, à preparação para o exercício da cidadania e à qualificação para o trabalho, na vivência e convivência em ambiente educativo, e tendo como fundamento a responsabilidade que o Estado brasileiro, a família e a sociedade têm de garantir a democratização do acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão com sucesso das crianças, dos jovens e adultos na instituição educacional, a aprendizagem para continuidade dos estudos e a extensão da obrigatoriedade e da gratuidade da Educação Básica.

Professores e gestores educacionais para ter maiores informações sobre a Relução nº 4 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de educação básica, acesse o link abaixo:

Boa Leitura!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CANCELADAS AULAS DE EDUÇÃO FÍSICA E DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DEVIDO A BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR.

O cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro foi confirmado esta tarde devido ao clima ruim, provocado pela fumaça das queimadas e baixa umidade relativa do ar. A prefeitura, em nota, aponta que "a medida visa preservar a saúde e o bem estar dos alunos das redes municipal, estadual e particular" e considerou a decisão "difícil, mas necessária".
A secretária de Educação Avanice Lourenço Zanatta informou ainda que outras medidas também estão sendo tomadas. "Nossos professores da rede municipal, foram orientados a não promoverem atividades físicas enquanto esta situação climática permanecer. As aulas de Educação Física, por exemplo, terão atividades físicas substituídas por atividades de raciocínio esportivo coma prática de damas e xadrez, por exemplo", explicou.
O secretário de Saúde, Ednilson de Oliveira, expôs que "a umidade relativa é muito baixa, há muita fumaça o que potencializa ainda mais os riscos de doenças respiratórias. Já observamos inclusive o aumento da procura de pais pelos atendimentos de saúde para filhos que apresentam quadros de irritação das vias respiratória, asmas e bronquites", disse.
O secretário aconselhou as pessoas "beberem muita água, pelo menos três litros por dia. Umidificador passa a ser essencial ou o uso de toalhas molhadas e bacias nos quartos. Hidratar as crianças é fundamental, bem como evitar exercícios e esforços físicos nos horários mais quentes", ressaltou.
Aviso meteorológico divulgado pela Defesa Civil de Mato Grosso projeta que o clima na região Norte deverá ser quente e seco para hoje. A temperatura máxima pode chegar a 38 °C e a mínima a 17°C. A umidade relativa do ar deverá ficar baixa no período da tarde. No Nortão este índice poderá ficar em torno dos 20%.
A umidade relativa do ar entre 20% a 30% é considerado "estado de atenção", no qual é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e 16h. Com índices entre 12% a 20% é considerado "estado de alerta", no qual se recomenda deixar de praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h e evitar aglomerações em ambientes fechados. Se houver irritação de olhos e nariz, procurar um médico.
Já um índice abaixo de 12% é classificado "estado de emergência", em que as pessoas devem seguir os passos dos estados de atenção e alerta, além de determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, entrega de correspondência, etc. Também é recomendado a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em locais fechados como aulas, cinemas entre as 10h e 16h. É fundamental para este tipo de situação tentar umidificar o ambiente.
Fonte: Site Só Noticias

NOSSOS ESTUDANTES E EDUCADORES SÃO NOTA 10!!!

Na Foto: Professora Alda da EM. Vila Bela
                      VIDA.
"Quando a vida parece esmagadora e você acha que não vai conseguir tudo... Quando não há tempo suficiente para relaxar e aproveitar a vida... Quando há pouca recompensa para todos os seus esforços e você começa a pensar se vale a pena, se a vida é isso mesmo, e se é isso o que o futuro lhe prepara... Tente manter uma atitude positiva procurando as pequenas bençãos que acontecem todos os dias mesmo que não se percebam. Mantenha sua mente aberta para as situações engraçadas, porque o humor pode salvar você de ser esmagado. E nunca esqueça que há pessoas que o amam e que se importam com você; pessoas que querem ajudar e apoiar você na hora das dificuldades; pessoas que acham você   muito especial; pessoas que gostam demais de você."(Barbara Cage)

PARABÉNS PROFESSOR! VOCÊ É O RESPONSÁVEL POR ESSA VITÓRIA!!!

Autor: Jairo Brizola

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

1º FESTIVAL DE PEQUENOS TALENTOS DA EM. VALTER LEITE.

Foto: Intenet
A Escola Valter Leite, sabedora da importância que a música e a dança têm no processo de ensino/aprendizagem e com o intuito de incentivar a cultura, desenvolveu o Projeto Pequenos Talentos, visando descobrir talentos e habilidades dos alunos. Houve uma eliminatória e os alunos classificados farão uma grande apresentação para toda comunidade escolar e convidados.
A música com maior ou menor intensidade está presente na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a percepção que cada um possui para assimilar a mesma.
Com o objetivo de mostrar que a dança e a música não são somente associação de sons, palavras e movimentos, mas sim um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois desperta a criança para um mundo prazeroso e satisfatório, facilitando a aprendizagem e também a socialização do alunado, a Escola Valter Leite Pereira promove o 1º Festival de Pequenos Talentos que realizar-se-á no dia 01/09/2010, a partir das 19:00 horas na quadra poli esportiva da escola.
Será um imenso prazer ter a companhia de todos!!

Autor: Equipe da EM. Valter Leite

TRABALHO FONOAUDIOLÓGICO DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SORRISO É DESTAQUE NACIONAL.

O trabalho desenvolvido pela Fonoaudióloga, Patrícia Danielle, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Sorriso foi destaque, na Revista Fonoaudiologia em Foco (nº 46 – Ano XV – Maio-Julho – pág. 08), como modelo de cuidado da voz junto aos professores da Rede Municipal de Educação. Segundo Patrícia, “os profissionais que tem como instrumento de trabalho a VOZ, devem ter o máximo de cuidado na manutenção e preservação da mesma, já que dependem desta para exercer a profissão”.
Para ampliar o trabalho junto aos professores e alunos, Patrícia, no dia da voz, esteve nas escolas, entregando folders com orientações com os cuidados que se deve ter com a voz e maçãs, pois a maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras", explicou.
A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Ela também mostra quem nós somos, além de conseguimos nos comunicar com outras pessoas só utilizando a voz, como por exemplo, em uma conversa ao telefone, e sermos compreendidos perfeitamente.
A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproxima-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais, com isso é possível manter a integridade vocal.

ESCOLAS REALIZAM DIA DE COMBATE A DENGUE.

Foto Joabson Lima
As escolas municipais Ivete Lourdes Arenhardt e Aureliano Pereira da Silva realizaram esta semana o dia D Contra Dengue utilizando os kits distribuídos pela secretaria municipal de Saúde, na segunda fase do projeto Sorriso sem Dengue – Circuito Escolar que foi lançado no dia 5 de agosto. Mais de 40 escolas da rede pública e privada de Sorriso receberam kits com jogos pedagógicos e materiais orientativos para trabalhar o combate a dengue dentro das escolas.
De acordo com o secretario de saúde, Ednilson Oliveira a idéia é que cada escola que recebeu os kits faça o dia D de combate a dengue. “O trabalho esta sendo feito de acordo com as condições e a criatividade de cada equipe escolar. Desenvolver atividades com as crianças e professores para chamar a atenção da comunidade quanto à importância de se combater o mosquito são iniciativas que fazem a diferença no combate ao mosquito da dengue”, destaca o secretário.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Sorriso de janeiro a julho de 2010 foram notificados 819 casos de dengue em Sorriso. Para a coordenadora da Vigilância Ambiental, Elaine Siqueira a participação da população é importante no combate à doença, pois para evitar que o mosquito se prolifere os cuidados têm que ser diários.
A coordenadora orienta que as caixas d’água, tonéis e barris ou outros recipientes que armazenam água devem estar totalmente tampados e limpos na sua parte interna (lavados com escova e sabão semanalmente). Além disto, cada morador deve ser remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas, e nunca deixar a água da chuva acumular sobre as lajes.
No caso dos vasos de plantas, a coordenadora alerta que todos devem ser completados com areia até a borda. Se não tiver colocado areia no pratinho da planta, lavar a mesmo com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana, fazendo o mesmo com vasos de plantas aquáticas. Jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los foram do alcance de animais. Manter lixeiras bem fechadas
Fonte: DECOM
Autor: Assessoria 1

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Mais de mil professores participam do I Seminário Educacional Norte Matogrossense.

Com o tema “Ações do aprender e do ensinar, intervenção e sensibilidade”, foi realizado na noite de ontem (24), no Clube Quinta Estação, a abertura do I Seminário Educacional Norte Matogrossense, que está sendo promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Cerca de 1500 profissionais da educação participaram do evento, que contou com a presença do prefeito Chicão Bedin, da secretária de educação, Avanice Zanatta e toda equipe pedagógica da secretaria.
A abertura do evento contou com diversas apresentações culturais. Os alunos do Projovem Urbano fizeram uma
apresentação musical em libras. O grupo de Jazz da Escola Aureliano, apresentou a coreografia da música Single Ladies da cantora Beyonce. E o Grupo de canto e flauta do Centro Municipal de Cultura também fez uma bélissima apresentação. Ao final, o prefeito e a secretária fizeram a entrega dos certificados de participação do evento.
De acordo com a secretária de educação este evento memorável foi organizado como forma de agradecimento pelo trabalho que vem sendo desempenhado por todos os educadores. “Quero agradecer a todos os profissionais da educação, porque é graças ao empenho de cada um que conseguimos elevar o nosso IDEB. Sem essa soma de esforços, isso não seria possível.”
O prefeito Chicão Bedin também agradeceu os professores pelo empenho e dedicação. “Vocês professores têm um papel imprescindível na formação do caráter das nossas crianças. Eu sempre digo e hoje repito: Para mim, a educação é o único instrumento capaz de mudar uma sociedade. Por isso, continuem realizando esse brilhante trabalho e com certeza o nosso IDEB só continuará crescendo.”
O Seminário prossegue hoje durante o dia todo. Na manhã desta quarta-feira (25) os participantes estão sendo brindados com uma palestra especial e muito aguardada por todos os educadores de Sorriso e região, com Eduardo Shinyashiki. E às 13 horas, a programação continua com a palestra: “Educação e formação de professores: Desafios e perspectivas”, ministrada pela Dra. Marta Maria Pontin Darsie, da UFMT.

Fonte: Decom           
Autor: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 24 de agosto de 2010

EM. IVETE LOURDES CONTRA A DENGUE.

Não dar trégua na guerra contra a dengue, ficarmos atentos a mesma, todo cuidado é pouco para uma melhor qualidade de vida. mobilizados com isso, nossa Escola realizou uma exposição de trabalhos realizados por nossos alunos sobre a dengue, pois é preciso conscientizá-los para que os mesmos se mobilizem, também mobilizem seus pais, vizinhos e outros dos principais sintomas da dengue e que os mesmos se tornem voluntários nessa luta.

E assim foi lançada a campanha, visando mobilizar a comunidade escolar para ações de prevenção e combate à dengue e a participação de todos é de fundamental importância nesse processo.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

PREFEITURA DE SORRISO E SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA PROMOVEM NOITE MEMORÁVEL COM OSQUESTRA DE MT.


A Prefeitura Municipal de Sorriso, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, promoveu mais uma noite especial que, vai ficar para a história de Sorriso. Foi a terceira vez que a Orquestra de Mato Grosso se apresentou na cidade. Mas, como sempre, cada apresentação é única, inigualável diferente e por isso mesmo, imperdível, memorável e digna de registro histórico.  
A apresentação neste ano foi realizada no Largo das Fontes, situado na Avenida Natalino João Brescansin, entre as praças do Ginásio Municipal Sorrisão e da Praça das Fontes e contou com um público de mais de 1.200 pessoas que lotaram o local para assistir à inspirada apresentação da Orquestra regida pelo talentosíssimo maestro Leandro Carvalho.Com um repertório único, formado de músicas clássicas, do cancioneiro popular e da cultura matogrossense e caipira, o trabalho desenvolvido por Leandro Carvalho e seus músicos são referências em música instrumental no Brasil. E algumas venhamos, simplesmente levantaram o público na noite de ontem (quarta-feira, 18/08), como a conhecidíssima Mercedita, minuciosamente arranjada para envolver o público no ritmo quente do chamamé sulamericano.
O prefeito Chicão Bedin, que mais uma vez não mediu esforços para trazer a Orquestra de MT à Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, tendo o coordenador de Cultura, Antônio de Paula, cuidando de todos os detalhes para a bem sucedida apresentação, se fez presente ao evento, e em sua fala lembrou do grande música clássico Ludwig van Beethoven e de sua genealidade em composições musicais como a Nona Sinfonia. Segundo ele concertos como esses, promovidos pela orquestra de Mato Grosso, desperta nas crianças e jovens uma nova paixão, a paixão pela boa música.
Com certeza, os únicos que perderam com a Temporada 2010 com a vinda da Orquestras do Estado de Mato Grosso foi efetivamente os que não foram ao Largo das Fontes e mais uma vez perderam uma oportunidade, cultural, musical e social verdadeiramente enriquecedora.

Fonte: DECOM
Autor: Assessoria de Imprensa

terça-feira, 17 de agosto de 2010

SEMINÁRIO EDUCACIONAL NORTE MATO GROSSENSE.

Com o Tema "AÇÕES DO APRENDER E DO ENSINAR, INTERVENÇÃO E SENSIBILIDADE", a Secretaria de Educação e Cultura de Sorriso, com apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, promove nestes dias 24 e 25 de agosto de 2010 o SEMINÁRIO EDUCACIONAL NORTE MATOGROSSENSE, com o intuito de apresentar aos educadores do Município, novas perspectivas na arte de ensinar. Tanto é que traz para este evento dois palestrantes de renome nacional, como é o caso do palestrante e escritor Eduardo Shinyashiki e da Profª. Drª. Marta Maria Pontin Darsie.
Shinyashiki, virá a Sorriso falar sobre a Arte do Conviver e do Aprender - O Caminho do Conhecimento. Já a Drª. Marta Maria, falará sobre Educação e Formação de Professores: Desafios e Perspectivas.
Todos os professores estão convidados a participarem de tão importante evento, que certamente trará novas perspectivas e lançará novos olhares sobre a educação. Bom encontro a todos!
NOS VEMOS LÁ!!!

PROGRAMAÇÃO: 24 de Agosto19 horas: Abertura e Composição da Mesa de Autoridades;
25 de Agosto
7h30min. - Apresentações Culturais
8h - Palestra: A Arte do Conviver e do Aprender - O Caminho do Conhecimento.
Palestrante: Eduardo Shinyashiki
13h - Palestra: Educação e Formação de Professores:
Desafios e Perspectivas.
Palestrante: Dra. Marta Maria Pontin Darsie(UFMT)
LOCAL: CLUBE QUINTA ESTAÇÃO
BAIRRO JARDIM AURORA(final da Rua Mário Spinelli).

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA EM PROL DA EDUCAÇÃO.

Ao avaliar cada aluno, busco conhecer a família para entender melhor aquele pequeno ser, e diante de cada pai ou mãe surgem os questionamentos e as dúvidas. “Como devo orientar meu filho quanto a sua sexualidade”? “É correto meu filho se masturbar aos sete anos?” “Posso bater em meu filho para ele almoçar”? “Como faço para meu esposo contribuir na educação das crianças de forma mais afetiva e carinhosa”? “Eu quero de um jeito, mas meu marido faz de outro, não sei mais o que faço esse menino não tem limite”.
Diante desses questionamentos nasceu o Projeto Família na Escola, acreditando no poder do maior envolvimento da família no âmbito escolar, tanto para crescimento emocional e intelectual dos nossos alunos, quanto para a troca de experiências entre as famílias, afinal, não há “cursinho” preparatório para ser pai ou mãe, não há receita pronta para cada situação, aprendemos fazendo, através dos erros, no dia-a-dia, quando surgem as situações mais inusitadas e muitas vezes repetimos atitudes aprendidas em nossas famílias de origem, onde aprendemos o que era certo e errado.
A família, mesmo ao adquirir novas configurações, é fundamental na formação do caráter de nossas crianças e sob um olhar sistêmico, ela é um sistema aberto que se auto-governa através de regras que definem o padrão de comunicação mantendo uma interdependência entre os membros e com o meio no que diz respeito a troca de informações e usa de recursos de retroalimentação para manter o grau de equilíbrio em torno das transações entre os membros. O aspecto fundamental é a de que o ser “doente” ou a pessoa que apresenta problemas é apenas um representante circunstancial de alguma disfunção no sistema familiar.
O Projeto Família na Escola, é uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cutural de Sorriso e é realizado nas Escolas Municipais e Cemeis que acreditam no valor da família e na sua participação no âmbito escolar. Busca integrar essas famílias através de grupos operativos, no qual além de levarmos conhecimentos específicos aos pais quanto à importância da comunicação, do limite na formação do caráter, do afeto, e da parceria escola e família no processo de ensino e aprendizagem, é um espaço para troca de experiências e re-significação.
Os pais podem nesse espaço compartilhar suas angústias, medos e expectativas quanto à educação dos filhos e ainda se oportunizar a novas experiências. Leve o projeto até sua escola também!
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.
Autora: Taís R. A. Silva,
Psicóloga e Especializanda em Terapia Sistêmica de Família e Casal – CEFI

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

PRÓ-LETRAMENTO: O QUE É?

O Pró letramento – mobilização pela qualidade da educação – é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa é realizado pelo MEC, em parcerias com as universidades que integram a Rede Nacional de formação continuada e com a adesão dos municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, de 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental das escolas publicas. O município de Sorriso assinou adesão em 2009, e neste período 2009/2010 atendeu aproximadamente 65 professores em alfabetização e linguagem.
Onde podemos compreender melhor os conceitos do que seria alfabetizar letrando?
Pois alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas “o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado” (Soares, 1998, p. 47).
“A condição de sujeito letrado se constrói nas experiências culturais com práticas de leitura e escrita que os indivíduos têm oportunidade de viver, mesmo antes de começar sua educação formal” (Morais e Albuquerque, 2004)
Essa proposta considera que alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, ambos indispensáveis. Assim não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar; trata-se de alfabetizar letrando. pois a criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito entes das letras e vai além delas.

Autora: Ana Paula
(Tutora do Pró-Letramento em Sorriso)

terça-feira, 10 de agosto de 2010

ORQUESTRA DO ESTADO DE MATO GROSSO SE APRESENTA EM SORRISO.

A Prefeitura Municipal de Sorriso através da Secretaria de Educação e Cultura, apresenta neste dia 18 de agosto, a partir das 20 horas, na Praça das Fontes, a temporada 2010 dos CONCERTOS POPULARES, com a ORQUESTRA DE CÂMERA DO ESTADO DE MATO GROSSO.A Osquestra de Mato Grosso, sob a regência do maestro Leandro Carvalho trará para esta série de concertos, como já é tradição, solistas de reconhecimento internacional. Turíbio Santos e Roberto Correa, que já fizeram participações junto a OEMT, em 2008 e 2005 respectivamente, contribuirão com a Temporada 2010, na série de Concertos Oficiais.
O violeiro Roberto Correa participará do concerto com repertório voltado para obras de Ernst Mahle, Tote Garcia, Mestre Albertino e Mestre José Agnello Ribeiro. Para o concerto que se realizará em Sorriso, a Orquestra executará obras de músicos conhecidos como Heitor Villa-Lobos, além do cancioneiro popular. Além do mais, contará com a presença do violeiro Roberto Correa que, juntamente com a Orquestra, executará obras de Mestre Albertino, Tote Garcia dentre outros.

UM POUCO DO QUE OUVIREMOS NO CONCERTO.
O repertório dos Concertos Populares nunca fez tanta justiça ao nome da série. Na Temporada 2010, a OEMT interpretará um repertório que fará uma viagem musical pela cultura popular do país, da música do nordeste, passando pelo rasqueado e modas de viola do centro-oeste e terminando com os chamamés da região sul. Peças de Lorenço Fonceca, o Capiba, Chiquinha Gonzaga, Elpidio dos Santos, Roberto Correa, do cacerense Tote Garcia e do cuiabano Mestre Albertino completam a primeira etapa dos concertos. A segunda parte das apresentações exibe alguns chamamés clássicos da cultura sul-americana incorporados às tradições gaúchas. Músicas de Ramón S. Rios, Gregório Molina e Mario del Tránsito Cocomarola, além do tango do chileno radicado no Rio Grande do Sul, Gilberto Moreira.

Lourenço da Fonseca Barbosa ‘Capiba’ (1904-1997)- Minha Ciranda
- Um pernambucano no Rio

Chiquinha Gonzaga (1847-1935)
- Suite (Lua Branca, Abre Alas, Atraente e Gaúcho)

Elpidio dos Santos- Casinha Branca Roberto Correa (1954)
- Araponga Isprivitada

Roberto Correa (1954)- Mazurca Pantaneira

Tote Garcia (1907-1987)- Cadê Totinho e Rabello no Coxipó

Mestre Albertino (1906-1995)- No bairro do Areão, Lambari na Cuia e Paraíso

Gregório Molina (1938) & Mario del Tránsito Cocomarola (1918-1974)- Villa Guillermina e Kilómetro 11

Gilberto Monteiro- Milonga para as missões

R.S. Rios- Merceditas Dom Francisco de Aquino Corrêa (1885-1956) & Emílio Heine
- Hino de Mato Grosso
Autor: Assessoria de Imprensa da OEMT/ Jairo Brizola
Fotos: Internet

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

SMEC SORRISO E ASSOCIAÇÃO DE MORADORES PROMOVEM NOITE CULTURAL e ESCOLHA DA MUSA INTEGRAÇÃO 2010.

A Prefeitura Municipal de Sorriso, por intermédio da Secretaria de Educação e Cultura do Município de Sorriso em parceria com a Associação de Moradores do Bairro Novos Campos, promove neste sábado dia 07 de agosto a partir das 20 horas, na Praça da Integração, NOITE CULTURAL e ESCOLHA DA MUSA INTEGRAÇÃO 2010.
O evento objetiva promover o desenvolvimento da cultura e a integração dos bairros, além de escolher a musa da integração que representará a beleza da mulher da região da “Grande São Domingos”.
No evento ocorrerão apresentações de músicas e danças com talentos dos bairros e escolas da região e o grande concurso da escolha da “Musa da Integração 2010” com mais de 20 candidatas escritas.
PARTICIPE!!! VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO!!!
Autor: Prof. Jairo Brizola
Foto: Internet

SORRISO INAUGURA CENTRO DE CULTURA.

Foi inaugurado, no último dia 03 de agosto, o Centro Municipal de Cultura, com o objetivo de divulgar a diversidade cultural existentes no município de Sorriso
O espaço da cultura oferecerá oficinas voltadas ao desenvolvimento da arte e do aprimoramento do talento dos artistas locais, tais como curso de violão, teclado, coral, capoeira, dança de rua, balé, desenho e pintura que serão oferecidas a população sorrisense. No entanto, num primeiro momento o Centro Municipal de Cultura atenderá jovens e crianças oriundos das escolas públicas de Sorriso. .Isso não quer dizer que crianças, de outras redes, posteriormente não sejam atendidas. Pois a proposta e levar cultura ao povo e “garimpar” talentos entre os jovens estudantes sorrisenses, independentemente da classe social que pertençam, da religião que professam, ou da manifestação cultura dos mesmos.
Para a secretária de Educação e Cultura de Sorriso, Avanice Lourenço Zanatta, o Centro Municipal de Cultura é um sonho tanto da Administração como da Secretária de Educação e Cultura, pois “o local propiciará a muitos jovens e crianças a oportunidade de aprenderem uma arte diferente, que poderá no futuro garantir a esses aprendizes uma profissão como músicos, dançarinos, artistas. Enfim o local tem como objetivo a valorização da cultura e da arte de nossa sociedade”.
Para o vice-prefeito Vanderlei Paulo, que se fez presente a inauguração, “a cultura é a alma de um povo e é através da manifestação cultural de cada povo que se conhece os verdadeiros valores das pessoas”. Segundo Vanderlei, o Centro Municipal de Cultura está de portas abertas para todos que queiram aprender alguma arte, que queiram divulgar a sua cultura. Enfim, “o centro de cultura, é um espaço onde não haverá preferência de uma em detrimento de outra cultura, é um espaço da de todos", finalizou.
Autor: Prof. Jairo Brizola
Fotos: José Antonio

terça-feira, 3 de agosto de 2010

FAÇA DO LIVRO O SEU MELHOR AMIGO.

Garantir acesso a bons livros e criar um ambiente em que a leitura é rotina são maneiras eficazes de formar leitores de literatura. Veja como tornar isso realidade:

"Dentre os instrumentos inventados pelo homem, o mais impressionante é, sem dúvida, o livro. Os demais são extensões de seu corpo. O microscópio e o telescópio são extensões da visão; o telefone, uma extensão da voz e, finalmente, temos o arado e a espada, ambos extensões do braço. O livro, porém, é outra coisa. O livro é uma extensão da memória e da imaginação." Foi assim, no ensaio O Livro, publicado em Cinco Visões Pessoais, que o escritor argentino Jorge Luis Borges (1898-1986) resumiu a importância da literatura. Por meio dela, é possível conhecer personagens e culturas que fazem revelações sobre a natureza humana (e, portanto, sobre nós mesmos). Quem nunca se identificou com o protagonista de um romance e, tomando contato com as emoções vividas por ele, descobriu os próprios sentimentos? Quem, pelas frases de um conto, não viajou para outros lugares - reais ou fictícios - e criou em sua cabeça um mundo novo, único?
Mas não basta folhear as páginas de romances, contos, crônicas, fábulas, novelas e poesias para chorar, rir, recordar. É preciso aprender a ser um leitor literário. Infelizmente, na escola, esse é um conteúdo que vem sendo deixado de lado. Os textos são usados quase exclusivamente como um instrumento de estudo (sobre as figuras de linguagem, a pontuação e outros usos da língua ou a história da literatura, por exemplo). Esses, é claro, continuam sendo conteúdos curriculares importantes, que ajudam a desfrutar dos prazeres da leitura. Só que, sem o trabalho de ensinar a ler textos literários, eles são insuficientes. E como se faz isso? Lendo livros de literatura e mostrando às crianças e aos jovens como agem os adultos que já têm esse hábito. Alguns pontos de partida desse percurso são:
- Garantir o acesso ao acervo de livros,
- Permitir que os alunos possam escolher os gêneros e os autores que desejam ler,
- Mostrar a importância de trocar indicações de leituras e opiniões com amigos e colegas,
- Destacar que é possível ler em qualquer lugar, desde que a pessoa se sinta confortável.
Quer saber mais? Acesse:
http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/diretor/oito-acoes-construir-escola-leitora-leitura-literatura

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!