FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



quinta-feira, 29 de julho de 2010

SORRISO INAUGURA CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA.

Será inaugurado no próximo dia 03/08/2010, às 18:30h, o Centro Municipal de Cultura, nas dependências do Park Shopping Sorriso, 2º piso.
O espaço abrigará oficinas culturais como: cursos de violão, teclado, canto coral, capoeira, teatro, dança de rua, balé, desenho e pintura, que serão oferecidas à população sorrisense, sendo prioridade o atendimento aos alunos da rede pública de ensino.
No auditório Flor da Soja, anexo ao espaço, será realizado o II Fórum Municipal de Cultura Matogrossense, que acontecerá dos dias 03 à 07/08/2010, com abertura às 19h.

terça-feira, 27 de julho de 2010

II FÓRUM MUNICIPAL DA CULTURA MATOGROSSENSE E WORKSHOP DE ARTES VISUAIS.

A Secretaria de Educação e Cultura do município de Sorriso realizará do dia 03 a 07 de agosto de 2010 o II FÓRUM MUNICIPAL DA CULTURA MATOGROSSENSE E WORSHOP DE ARTES VISUAIS. Este evento tem por objetivo reunir na cidade Sorriso/MT professores e produtores culturais da região e construir propostas para divulgar a cultura matogrossense e sensibilizar a população acerca da riqueza cultural do Mato Grosso.
O evento contará com fóruns de discussão; comunicações de Experiências e de Pesquisas; Minicursos; Oficinas para participantes, além de apresentações artísticas.
PALESTRAS e OFICINAS.
Local: Centro Municipal de Cultura/Park Shopping Sorriso.
PROGRAMAÇÃO
•Dia 03/08/2010 às 19h
CERIMONIAL DE ABERTURA
Auditório Flor da Soja – Park Shopping Sorriso

•03/08/2010 – das 19:30 às 22:30h
“CULTURA MATOGROSSENSE”
Jacinta Domingos do Espírito Santo
Profª Elizabet Regina Rossetto
Auditório Flor da Soja – Park Shopping Sorriso


•04/08/2010 - das 19 às 22:30h
OFICINA DE SIRIRI E CURURU
Jacinta Domingos do Espírito Santo
Profª Andrea Anghinoni
Centro Mun. de Cultura - Park Shopping Sorriso

•05/08/2010 – das 19 às 22:30h
“LIMITES E POSSIBILIDADES DA ARTE”
Profª Elizabet Regina Rossetto
Auditório Flor da Soja – Park Shopping Sorriso

•06/08/2010 - das 19 às 22:30h
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Profª Elizabet Regina Rossetto
Centro Mun. de Cultura - Park Shopping Sorriso

•07/08/2010 – das 07:30 às 11h - MUSICALIZAÇÃO
Profª Diene Pereira Rodrigues
• Das 11:30h às 13h – Almoço com comidas típicas
• 13:30h - Exposição de trabalhos.
• 16h – Encerramento
Auditório Flor da Soja – Park Shopping Sorriso


•06 à 21/08/2010 - PROJETO RE-CRIARTE
EXPOSIÇÃO DE ARTES PLÁSTICAS – Vera Algayer
Abertura oficial da exposição no dia 06/08/2010 às 19h Saguão central do Park Shopping Sorriso.


Contato e Inscrição:

II FÓRUM MUNICIPAL DE CULTURA MATOGROSSENSE E WORKSHOP DE ARTES VISUAIS
FICHA DE INSCRIÇÃO
Nome:............................................................................................................................................................. Endereço:.......................................................................................................................................................
Telefone:........................................................................... Celular:..............................................................
E-mail:..................................................................................................Escola:............................................

Obs.: Preencha a ficha com seus dados e envie para o
e-mail: cultura_sorriso@hotmail.com
Mais informações com Antônio, Adailton ou Andréia pelo fone: (66)3545-8107

quarta-feira, 14 de julho de 2010

SMEC REALIZA OFICINAS DE APRENDIZAGEM COM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL.

A Secretaria de educação e Cultura através do Departamento Pedagógico realizou nesta sexta feira próxima passada (09/07/2007), oficinas de diversas áreas do conhecimento visando discutir o processo de ensino-aprendizagem na Rede Municipal de Educação.
As oficinas propiciaram as professores da terem contato com idéias novas, trazidas pelos responsáveis das oficinas, além da troca de experiências entre os participantes.

Relação das Oficinas disponibilizadas aos professores:
Lúdico na Matemática;
Leituras diferenciadas e Intervenções;
Jogos e brincadeiras na Alfabetização;
Música, cantigas, jogos e brincadeiras para Pré escola;
Atividades que desenvolvam a psicomotricidade;
Atividades diferenciadas para Ensino Fundamental – Inglês;
Ed. Fisica adaptada;
Prática de esportes coletivos;
Teatro: expressão corporal; fantoches;
- Histórias (dramatizações);
- Preparação para FACES;
Cultura Matogrossense;
Contação de Histórias;
Como Usar as Tecnologias da Informação e da Comunicação na sala de aula;
Como planejar atividades para alunos inclusos? O que planejar? O que cobrar? Práticas;
Ensino Religioso;
Estatuto da Criança e do Adolescente;
MPT na Escola;
Elaboração de projetos (exemplos);
Indisciplina em sala de aula;
Auto-estima do Professor;
Relacionamente Familia escola;
Ética e postura profissional;

segunda-feira, 12 de julho de 2010

GRUPO DE TEATRO ARTE & CENA DA EM IVETE ESTÁ FINAL DO FETRAN EM CUIABÁ.

O Grupo de Teatro ARTE & CENA da Escola Ivete Lourdes Arenhardt, bi-campeão da etapa Sorriso do Fetran – Festival de teatro Temático para o Trânsito, finalizou nesta quinta-feira, 08/07, os ensaios preparativos da peça Sempre Há Uma Esperança, que concorre ao prêmio de melhor Peça Infantil do Fetran no próximo dia 19 em Cuiabá.
Nesta preparação, a peça apresentada na etapa Sorriso, pela trupe passou por uma reformulação, mantendo o texto original e o mesmo elenco, mas com elementos de cena mais elaborados, e aprimoramento da interpretação pelos atores a atrizes.
No dia de hoje, quinta-feira, os alunos de algumas escolas públicas de Sorriso foram brindados com o resultado de todo este esforço do Grupo, com suas últimas apresentações abertas ao público antes da viagem par Cuiabá.
Com o auditório Flor da Soja (Park Shopping Sorriso) lotado durante as quatro sessões, duas no período da manhã e duas à tarde, a peça Sempre há uma Esperança conta várias histórias em uma esquete bem amarrada que transporta o público para a triste realidade do trânsito brasileiro e todas as suas mazelas.
Mas, como diz o título da peça, traz uma mensagem de esperança, até porque, para a realidade do trânsito local ou mundial mudar, apenas uma coisa é preciso: consciência. A consciência de motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres de que a segurança no trânsito depende de cada um de nós e de nossas atitudes quando estamos neste grande especo de convivência coletiva chamada trânsito.

Fetran – o Fetran é um festival de teatro temático voltado exclusivamente para as questões do trânsito. Idealizado para trabalhar com o público escolar, as peças são divididas em três categorias: infantil, infanto-juvenil e juvenil e têm a missão de chamar adultos e crianças para a reflexão em relação à uma conduta mais cidadã, amável e segura no trânsito.
Em seu sétimo ano de realização o Fetran vem crescendo a cada edição e já é realizado em vários estados brasileiros. Entre a premiação para os campeões e cada categoria está uma viagem à Brasília, capital federal, onde as peças são apresentadas para o alto comando da PRF – Polícia Rodoviária Federal, do Contran – Conselho Nacional de Trânsito, Ministério do Transporte e outros órgãos federais.


Fonte: Decom
Autor: Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 8 de julho de 2010

FESTA JULINA/2010 NA ESCOLA MUNICIPAL IVETE.

* Elizânia Regina Maciel
As festas juninas também são chamadas de festas caipiras, nestas festas costumamos vestir roupa caipira, dançar quadrilha, acender fogueira, comer pipoca e muitas coisas gostosas. As tradições fazem parte das comemorações.
As festas juninas fazem parte do folclore brasileiro, as comidas remetem à idéia de fartura da terra.
As danças e brincadeiras, como saltar a fogueira e pisar nas brasas, fortalecem os laços de amizade e de afeto entre as pessoas.
A bandeira está presente nos textos bíblicos. Isabel, mãe de João, queria comunicar o nascimento de seu filho a Maria, mãe de Jesus, que morava do outro lado do Rio Jordão. Por isso ela hasteou a bandeira no mastro e acendeu uma fogueira para iluminá-la. {Síntese da conferência feita no Colégio Imaculada Conceição das irmãs do Sagrado Coração de Maria, em Montes Claros (MG), folclorista Sebastião Rocha em 1977}.
A festa da Escola Ivete, realizada dia 02 de julho, foi um sucesso, muita comida gostosa como pinhão, pipoca, cri-cri, pé de moleque, bolo de milho, pastel e cachorro-quente.
Nossos alunos deram um show com as apresentações e os professores estão de parabéns pelo empenho dedicado a este brilhante evento.
Nossos agradecimentos a todos que colaboraram e até o ano que vem pessoal.










* Elizânia Regina Maciel é Orientadora Pedagógica da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

SOMOS PATRIOTAS SOMENTE EM ÉPOCA DE COPA DO MUNDO?

Eric Augusto Gonçalves
Ser brasileiro é ser cordial. É ser espalhafatoso em seus relacionamentos. É ter orgulho de expressar seu amor pelo verde e amarelo todos os dias. O Brasil é um país maravilhoso; tem o melhor povo do mundo: feliz, trabalhador, enfim, adjetivos aos brasileiros não faltam, então porque não sermos patriotas em tempo integral?
Precisamos desmistificar a idéia de se deve vestir as cores da bandeira só nos jogos de futebol da seleção. È necessário que as crianças aprendam que seu amor pela pátria implica em respeito por seu país, pelo seu povo, pela sua cultura. Somos uma grande nação! Há uma dignidade grandiosa na forma como o povo brasileiro reage, sorri e vai em frente. De cabeça erguida, olhamos o mundo e impomos nossa presença, contribuindo desde há muito tempo, para o engrandecimento de todas as áreas de interesse do ser humano, não só nos esportes, mas em variadas atividades.
Moramos num país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza. Nunca se disse algo tão perfeito sobre o Brasil.
Este é um trabalho que se inicia com as crianças, dentro das escolas, buscando fazer com que nossos jovens cidadãos sintam orgulho de sua pátria, de suas cores, de suas riquezas...mesmo que de quatro em quatro anos, a tão sonhada taça não chegue em nossas mãos.
Devemos sempre lembrar que a eles que o povo brasileiro é puro calor, amizade, companheirismo e lealdade....somos uma mistura fantástica de luta, mansidão, amor e vibração.
Nós, da Escola Municipal Jardim Amazonas, aproveitamos todas as oportunidades para valorizar nosso país e as pessoas que nele habitam. Utilizamos até as derrotas para engrandecer a luta de um povo que cai, mas sente orgulho em levantar e seguir em frente, pois a identidade de ser brasileiro é algo muito forte em todos nós.
* Eric Augusto Gonçalves é estagiário da Educação Especial na Escola Municipal Jardim Amazônia.

terça-feira, 6 de julho de 2010

ESCOLA MUNICIPAL DE MÚSICA DÁ OS PRIMEIROS PASSOS.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do Departamento de Cultura está desenvolvendo, desde o mês junho o projeto da "Escola Municipal de Música", coordenado pelo Maestro Rubens César de Souza, objetivando a formação da Banda instrumental Municipal.
Cerca de 60 alunos, oriundos de projetos sociais mantidos pelo município (Casecs, Peti e Projovem), além de alunos da comunidade, boa parte destes, das escolas públicas municipais, estão estudando teoria musical, para que num futuro próximo possam fazer parte da Banda Instrumental, do Município de Sorriso.
De acordo com o Coordenador da Escola de Música, O maestro Rubens Souza, os trabalhos estão só começando, a intenção é formar uma banda instrumental com condições técnicas de formação musical para os integrantes. São cinco naipes de instrumentos principais: Flauta Transversal, Trompete, Saxofone Alto, Saxofone Tenor e Trombone de Vara.
Além desses instrumentos de sopro, a banda deverá também ser composta por instrumentos de suporte: bateria, guitarra, contrabaixo, teclado e percussão. Instrumentos que emprestam um “ar” mais popular a banda e que, por isso mesmo, devem permitir a exploração do cancioneiro popular brasileiro e mundial ao lado de músicas clássicas de Bethoween, Bach, Mozart, Villa-Lobos entre outros grandes nomes da boa música.
Rubens comanda atualmente uma equipe de dois instrutores em instrumentos de sopro, uma instrutora na bateria, um instrutor de guitarra, um de teclado e um de contrabaixo.
Os ensaios ocorrem durante toda a semana, de manhã das 7h30 às 11h00 e à tarde das 13h00 às 17h00. As segundas, quartas e sextas-feiras o número de alunos atendidos é maior porque contempla além dos alunos da comunidade, os alunos dos programas sociais desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Ação Social.
O maestro Rubens finalizou destacando o empenho da Administração Chicão Bedim/Vanderlei Paulo neste projeto. “A Banda Instrumental Municipal é a forma final para os trabalhos da Escola Municipal de Música Instrumental. Desde o início do projeto o Prefeito Chicão Bedin e a Primeira-Dama Vivyane Bedin têm dado total apoio ao nosso trabalho. Além disso a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, não tem medido esforços no intuito de que a Banda Municipal seja uma realidade, para que assim possa levar o nome da Cidade para todo o Estado de Mato Grosso".
Fonte: Decom
Autor: Assessoria de Imprensa/Jairo Brizola

IDEB/2009 DE SORRISO ATINGE META DE 2013.

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram nesta nesta quinta-feira, 1º de julho, o resultado nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009. Os Indicadores mostram uma evolução na qualidade da educação em todos os níveis de ensino - primeira e segunda etapas do ensino fundamental e ensino médio. As metas de progressão estabelecidas foram superadas.
Na primeira fase do ensino fundamental, o Ideb passou de 4,2 para 4,6, superando a meta prevista para 2009 e atingindo antecipadamente a de 2011. A análise do crescimento nesse nível mostra que o aumento de notas dos estudantes nas provas responde por 71,1% do acréscimo no Ideb. O percentual de 28,9% da evolução se deu em razão da melhora nas taxas de aprovação escolar.
Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. O aumento nas notas que os estudantes obtiveram na Prova Brasil explica 64% desse crescimento, enquanto os outros 36% são decorrentes da melhora nas taxas de aprovação. No caso do ensino médio, o Ideb do Brasil avançou de 3,5 para 3,6, superando a meta nacional de 2009. O crescimento na faixa ocorreu fundamentalmente em razão do desempenho dos estudantes, que contribuiu com 57,9% do aumento do indicador.
ENTENDA AS METAS DE QUALIDADE.
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.
A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência.
No que diz respeito ao Município de Sorriso, a nota obtida no 5º ano/4ª série, em 2009(5.2) supera a nota de 2007(4.7), chegando atingir a meta estipulada para 2017(5.2). No que se refere as turmas de 8ª série, houve uma pequena evolução (de 4.5 em 2007 para 4.6 em 2009) das notas, mas mesmo assim ficou bem acima da meta estipulada para 2009(3.8), superando a meta estipulada para 2013(4.5), demostrando assim o compromisso de todos os profissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e o incansável trabalho da Administração pública, através da Secretaria de Educação e Cultura, de fazer da educação pública de Sorriso uma referência para o Estado de Mato Grosso e também para o Brasil.

Autor: Inep/ Prof. Jairo Brizola
Mais irformações podem ser obtidas clicando no link abaixo:
http://sistemasideb.inep.gov.br/

quinta-feira, 1 de julho de 2010

CARAVANA DA CULTURA DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA.

• O que é a Caravana da Cultura?
É um projeto de nível cultural, que traz como objetivo fazer um resgate histórico das tradições matogrossenses através de expressões artísticas como: música, teatro, dança e outros.

• Como acontece?
A Caravana da Cultura, iniciada em 2009, leva para as Escolas Municipais de Sorriso, oficinas de teatro, dança regional, dança contemporânea, coral, dança de rua, com objetivo de proporcionar aos alunos noções básicas de música, dança e teatro criando um ambiente saudável de descontração e entretenimento e descobrindo novos talentos.

• Quem organiza?
O Departamento de Cultura, vinculado à Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com as Escolas Municipais, onde os alunos são selecionados cada qual para uma atividade a que ele se interesse ou demonstra habilidade.

• Quanto às oficinas
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura dispõe de profissionais da área artística e cultural, que promovem oficinas com noções básicas de canto coral, dança moderna e regional, teatro, interpretação textual. As oficinas são realizadas nas próprias escolas em período contrário ao horário escolar, de modo que não interfira no andamento normal das aulas.



• Avaliação
Ao fim de 2 meses e meio aproximadamente, acontece a Mostra das oficinas num grande espetáculo aberto ao público intitulado “Caravana da Cultura – Passeando por Mato Grosso”.

Equipe Técnica Caravana da Cultura
Direção: José Antônio de Paula
Oficina de Coral: Adailton de Souza Costa
Oficina de Dança Regional: Andrea Anghinoni
Oficina de Dança Moderna: Adriana Tavares
Oficina de Street Dance: Cláudio Magrão
Oficina de Teatro: Rosimery

Autor: Adailton de Souza Costa

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!