Aberto a todos os interessados, desde professores e produtores culturais, o fórum traz um pouco mais da cultura de Mato Grosso, com seus costumes e riquezas na arte da dança como o Siriri, Cururu e o Rasqueado cuiabano.
Na segunda-feira, foi proferida uma palestra sobre os costumes do Mato Grosso, pelas historiadoras Andréa Anghinoni e Cilene Nunes, que fez uma interessante abordagem sobre alguns instrumentos musicais como a viola de cocho, o ganzá e o mocho, utilizados nas danças como o siriri e o cururu.
Na terça-feira, 26, foi abordado o tema " Coisas de antigamente e de todos os tempos", apresentado pelo ator Vital Gomes de Siqueira, numa espécie de resgate poético sobre nossos hábitos e a visão que temos sobre a vida. Na sequência, houve a participação do artesão Benedito Soares, que confecciona Violas de Cocho.
Durante sua exposição, ele apresentou passo a passo, o processo de fabricação da mesma, contando ainda com a participação dos presentes.
Na quarta-feira, 27, aconteceu a apresentação dos comediantes Mauro Gonçalves, de Sorriso, com a personagem Forella e de Comadre Pitú, interpretada pelo ator Vital Gomes, de Cuiabá.
Na sequência, foi dado continuidade ao processo de fabricação da viola de cocho, além de atividades práticas sobre o Siriri e o Cururu.
O Fórum é mais uma oportunidade para que toda a sociedade conheça um pouco mais sobre a riqueza cultural que forma o estado de Mato Grosso.