Um meio ambiente ecologicamente equilibrado é um direito do cidadão e foi dada a educação em todos os níveis de ensino ser o agente de mudanças desejáveis para a diminuição do efeito devastador da degradação ambiental. Diante desta situação que a cada dia se agrava, todo cidadão deve ter a percepção exata da responsabilidade de partilhar o planeta Terra com todos os outros seres vivos. Esta perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade, solidariedade e da eqüidade do ser humano.
A educação ambiental visa contribuir para formação de cidadãos conscientes de suas responsabilidades com o meio ambiente, aptos a decidir e atuar em seu meio sócio-ambiental, comprometendo-se com o bem-estar de cada um e da sociedade como um todo.
Mas para que isso aconteça, é preciso que a escola não trabalhe somente com informações e conceitos, ou seja, só na teoria, é importante que o tema transversal seja uma ferramenta utilizada para que o aluno possa aprender de forma dinâmica, maneiras para transformar a realidade em que vive.
Desta forma, a Escola “Profª. Geni T. Forgiarini”, tem gradativamente implantado no seu currículo discussões sobre questões ambientais e na semana do Meio Ambiente buscou-se propor aos alunos atividades práticas como um mutirão realizado no bairro em que estão inseridos para conscientizar seus moradores da importância da limpeza e recolhimento de vários materiais recicláveis. Materiais estes, que posteriormente foram utilizados para o desenvolvimento de trabalhos com alunos. Ainda, houve a realização de teatros e musicas que contemplaram o Meio Ambiente.
Em seguida, propiciou-se aos nossos alunos a ida ao Horto Florestal e ao Parque Ecológico Municipal, para que pudessem entender o quanto é importante a manutenção e preservação das espécies naturais existentes naquele espaço, através de orientações interativas realizadas pelos docentes, mostrando a importância do valor do ecossistema para a qualidade de vida.
Autora: Gheuren Frassetto