O trabalho desenvolvido pela Fonoaudióloga, Patrícia Danielle, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Sorriso foi destaque, na Revista Fonoaudiologia em Foco (nº 46 – Ano XV – Maio-Julho – pág. 08), como modelo de cuidado da voz junto aos professores da Rede Municipal de Educação. Segundo Patrícia, “os profissionais que tem como instrumento de trabalho a VOZ, devem ter o máximo de cuidado na manutenção e preservação da mesma, já que dependem desta para exercer a profissão”.
Para ampliar o trabalho junto aos professores e alunos, Patrícia, no dia da voz, esteve nas escolas, entregando folders com orientações com os cuidados que se deve ter com a voz e maçãs, pois a maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras", explicou.
A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproxima-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais, com isso é possível manter a integridade vocal.