Na noite de ontem, no Auditório Flor da Soja, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou o encerramento da segunda edição do programa Pró-Letramento. A proposta está inserida na formação continuada de professores, mas tem características que a difere das demais capacitações promovidas pela SMEC, a começar pelo tempo de duração do curso, que é de oito meses.
O Pró-Letramento busca trazer novas práticas pedagógicas para o corpo docente da rede municipal de ensino, em especial para os professores que atuam nos três primeiros anos da educação infantil, que é a fase em que as crianças são alfabetizadas.
“Nós capacitamos os professores para utilizarem ferramentas diferentes nesse processo de alfabetização, como jogos e atividades lúdicas, por exemplo, e eles aplicam isso nas salas de aula onde eles atuam”, explica a professora Ana Paula Machado, que é tutora do Pró-Letramento em Sorriso.
A secretária municipal de Educação e Cultura de Sorriso, Avanice Lourenço Zanatta, avalia que o programa trouxe bons resultados e que deve permanecer entre as ações desenvolvidas todos os anos pelo município. “É uma proposta tão boa que, em Sorriso, nós a implantamos de uma forma ainda maior do que o que o MEC preconiza para o programa. Certamente esse trabalho terá continuidade”, diz Avanice.
Autor: Dieison Guisolfi - Decom