O reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT), José Bispo Barbosa, recebeu das mãos do prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, os projetos para a construção do campus do IFMT no município. O ato de entrega aconteceu no saguão do Paço Municipal na tarde desta terça-feira (27).
A elaboração dos projetos foi feita por uma empresa licitada pela Prefeitura de Sorriso, e seguiu critérios de uma equipe técnica do IFMT. Essa etapa recebeu investimentos de 145 mil reais em recursos municipais. Os desenhos são essenciais para a efetivação do campus próprio da instituição em Sorriso, que prevê,... entre construção e equipamentos, mais de 12 milhões de reais em recursos federais.
O prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, disse que o momento é mais uma evidência que mostra que “o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia já é uma realidade em Sorriso. Enquanto alguns duvidavam que o IFMT viesse para o município, a Administração Municipal estava certa de que ele viria, pois o município não mediu esforços para tornar esse sonho possível... Com esse trabalho, e sabendo que o reitor havia assumido um compromisso com este município, não havia motivos para dizer que não viria. E agora os projetos estão aí, e em breve estarão edificados”.
Em seu pronunciamento, José Bispo Barbosa afirmou que o IFMT vê o campus de Sorriso como modelo para outros campi. “A escola de Sorriso vai ser a cara de todas as nossas escolas em Mato Grosso”, disse. O reitor também parabenizou a atuação do governo municipal na gestão para a efetivação do instituto, que hoje já atende a população em um local cedido pela Prefeitura.
O campus do IFMT será construído no bairro Rota do Sol, em um terreno com área de 5 hectares que foi doado por um empresário local. Atualmente o Campus Sorriso do IFMT está instalado em um prédio anexo ao Park Shopping Sorriso. Ali estão em andamento os cursos superiores de Produção de Grãos e de Gestão Ambiental e também o curso de Alimentos, na modalidade de curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.
Quanto ao campus próprio da instituição, o reitor afirma que o número de professores do IFMT em Sorriso precisará ser ampliado para comportar as demandas que surgirão com o novo espaço. Os projetos apresentados a ele nesta tarde ainda devem passar pelo crivo de uma equipe técnica do instituto, que poderá, se houver a necessidade, sugerir alterações no desenho.
Autor: Dieison Guisolfi - Decom