Made with Slideshow Embed Tool
A Feira do Livro, iniciada em Sorriso no ano de 2010, teve, em sua terceira edição, mais um evento de sucesso. Em uma tarde cultural na Praça da Juventude, os sorrisenses não só viram de perto os convidados ilustres - Pedro Bandeira e Bia Bedran - como também tiveram a oportunidade de receber autógrafos, posar para fotos conversar com os autores.
Acompanhados da equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Bia Bedran e Pedro Bandeira visitaram tendas onde as escolas apresentaram trabalhos relacionados às suas obras. Com esculturas, pinturas, desenhos e outras atividades desenvolvidas em sala de aula, os professores de Sorriso incentivaram, neste início de ano, a prática da leitura e a discussão literária entre os estudantes, tendo como principais pontos de trabalho a produção dos autores.
“A feira do livro é um evento que não se resume a ele mesmo. Ele é o resultado final de um trabalho que começou no início do ano letivo, quando foram definidos os autores que participariam da Feira e os estudantes começaram a ter um contato mais freqüente com o trabalho da Bia Bedran e do Pedro Bandeira”, explica a secretária municipal de Educação e Cultura, Avanice Lourenço Zanatta.
Visitando Sorriso pela primeira vez, Pedro Bandeira falou sobre a importância de ações como a Feira do Livro e outras iniciativas que buscam fomentar a leitura. Sobre a capacidade que o hábito de ler tem para transformar uma sociedade, ele citou Mário Quintana: “Os livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas”, disse.
Já Bia Bedran disse, em entrevista coletiva, que esta é a segunda vez que vem a Sorriso, e que o município a inspirou. No início do ano, Bia – que é famosa nacionalmente pelo seu talento com as histórias cantadas – palestrou a professores do município sobre a arte de contar histórias. Para ela, a Feira do Livro é uma iniciativa exemplar para o município que é “famoso por saber trabalhar as suas sementes”, brincou, comparando a atividade agrícola que destaca Sorriso no mundo com as ações desenvolvidas pela Prefeitura na área da educação.
A abertura oficial da III Feira do Livro contou com a participação dos autores, do prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, da secretária municipal de Educação e Cultura, Avanice Lourenço Zanatta e do vereador Boanerges Costa, representando a Câmara de Vereadores na ausência da presidente do Poder Legislativo.
Depois que o sol se pôs, os convidados subiram ao palco montado na Praça da Juventude. O primeiro foi Pedro Bandeira que, em uma história contada em versos rimados, arrancou boas risadas do público. Após terminar sua apresentação, Bandeira dirigiu-se à Biblioteca Municipal, onde deu início à uma sessão de autógrafos.
Aí foi a vez de Bia Bedran e seu grupo de talentosos músicos tomarem a atenção do público na Praça. Com um vasto repertório de histórias cantadas, Bia Bedran conduziu um emocionante show, agradável não somente aos ouvidos, mas aos olhos também. Sua presença de palco certamente arrancou suspiros da platéia e trouxe aos adultos boas recordações de seu tempo de infância. Após o show, Bia também foi para a Biblioteca Municipal, onde ficou à disposição dos fãs para autografar sua obra literária e musical.
A Feira do Livro de Sorriso segue com um histórico impecável para os amantes da literatura. “Tivemos, no primeiro ano, a presença do Ziraldo; no segundo ano, tivemos o Pai da Mônica, o cartunista Maurício de Souza; agora, na terceira edição, outros dois grandes nomes: o Pedro Bandeira e a Bia Bedran, ou seja, a Feira do Livro já é uma boa realidade para Sorriso e não tenho dúvidas de que a Prefeitura deve continuar incentivando esse contato entre os nossos jovens e o mundo da leitura. Sorriso só tem a ganhar com ações como essa”, disse o prefeito, Chicão Bedin.
Autor: Dieison Guisolfi - Decom