FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Prefeitura quer campus da Universidade Aberta do Brasil em Sorriso.

  • As ações da Prefeitura de Sorriso para a conquista de novos espaços de qualificação profissional continuam avançando. Renomadas instituições de ensino superior, tecnológico e profissionalizante, como o IFMT, a Escola Técnica Estadual (ETE) e a Universidade Aberta do Brasil (UAB), estão tornando Sorriso um núcleo educacional que, dia após dia, consolida-se como referência em Mato Grosso. Prova recente disso é a proposta de implantação de um campus da Universidade Aberta do Brasil na cidade, em área já definida pela Prefeitura de Sorriso. A planta-baixa do prédio prevê uma área construída com 1.111m², estrutura que deve ser construída no bairro Vila Romana. 

    Na tarde dessa sexta-feira, em uma reunião de monitoramento do Pólo da UAB/ Sorriso, o projeto foi apresentado à avaliadora da Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, Thèresè Hofmann. O encontro abordou um questionário técnico sobre a estrutura que o pólo tem hoje e suas perspectivas de expansão. Presente na reunião, o prefeito de Sorriso, Chicão Bedin, manifestou o interesse da Administração Municipal na busca para a concretização de uma nova etapa para a Universidade Aberta do Brasil em Sorriso – o campus próprio. A postura do município quanto à valorização do ensino superior não é de hoje, e isso foi confirmado pela diretora de Educação à Distância da Unemat/Sinop, Fabíola Sartin. “Eu percebo por parte dessa administração um esforço muito grande para ampliar, para reforçar o quadro do Ensino Superior em Sorriso”, disse a professora.
     
    O Pólo da Universidade Aberta do Brasil em Sorriso está instalado atualmente no prédio da Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, onde oferece quatro opções de cursos superiores (Pedagogia e Administração Pública, pela UFMT; Ciências Biológicas e Física, pela Unemat) e três opções em Pós-Graduação (Relações Raciais, Gestão Pública e Gestão em Saúde, todas pela UFMT). No ano passado, a Prefeitura de Sorriso e o MEC uniram forças para a estruturação de dois modernos laboratórios, um de Física e um de Biologia, que hoje beneficiam não somente acadêmicos, como também a comunidade sorrisense de forma geral. Os espaços possibilitam, por exemplo, o aperfeiçoamento de profissionais da área da saúde em cursos de capacitação.
    Sobre os investimentos feitos pela Prefeitura de Sorriso no âmbito social, o prefeito afirmou: “temos que plantar para colher”; e exemplificou: “a educação tem o poder de transformar pessoas, e pessoas transformadas transformam uma sociedade... buscamos investimentos que possibilitam um avanço do qual não se tem volta. Isso não é só na educação. Nossa cidade é conhecida pela sua produção agrícola nas grandes propriedades, e nós, enquanto município, proporcionamos o suporte necessário para que os pequenos produtores também ganhassem força. Por isso muitos deles já se consolidaram com a produção de horti-fruti e isso é algo que não se pode desfazer”.
    Com a efetivação de um campus próprio da UAB, a expectativa é de que novos cursos sejam incorporados à instituição. O Plano de Ações Articuladas (PAR), elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Sorriso seguindo critérios do MEC, prevê essa expansão e norteia também outras perspectivas de avanço para o ensino em Sorriso. Com a implantação do campus da UAB ainda em discussão, seu posicionamento no bairro Vila Romana compõe uma distribuição geograficamente democrática das oportunidades de qualificação profissional pública em Sorriso, da qual também fazem parte a Escola Técnica Estadual (que está sendo construída no bairro Novos Campos) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFMT (que será construído no bairro Rota do Sol).

  • Autor: Dieison Guisolfi - Decom

    Seguidores

    O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!