FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Escolas de Sorriso são reconhecidas pelo Selo Escola Solidária 2011.

Voltado às escolas públicas e particulares que atuam na chamada Educação Básica, o Selo Escola Solidária identifica as instituições de ensino que desenvolvem ações de cidadania. Apenas 27 escolas municipais em Mato Grosso receberam a honraria pelas ações desenvolvidas em 2011, duas delas de Sorriso. 
Na Escola Municipal Caravágio, o projeto Fanfalixo uniu a comunidade escolar e agregou a musicalidade à preservação do meio ambiente. A proposta do Fanfalixo envolve a confecção de instrumentos musicais a partir de materiais reciclados, a realização de palestras sobre preservação, apresentações culturais voltadas ao tema e plantio de mudas em áreas desmatadas.

Outra idéia reconhecida pelo Selo Escola Solidária 2011 foi o projeto Momentos Culturais, desenvolvido na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt com alunos da educação infantil. O projeto busca incorporar o respeito às diferentes culturas que compõem a sociedade sorrisense à formação das crianças. Isso se dá através de atividades que envolvem leitura, dramaturgia, produção textual e da participação dos pais em atividades realizadas na escola.
Ambos os projetos têm contribuído com a melhoria do Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, pois atraem os estudantes para o conteúdo das aulas, facilitando o aprendizado. Como referência para a evolução na qualidade do ensino nas escolas municipais de Sorriso, por exemplo, podemos confrontar os dados do Ideb de 2007 e de 2009 para alunos da 4ª série, onde o índice avançou de 4.7 para 5.2 pontos.    

Ideb
Em síntese, o cálculo do Ideb utiliza as notas da Prova Brasil e o índice de reprovação entre alunos de 4ª e 8ª séries (o dado utilizado é o tempo médio que o estudante leva para avançar um ano escolar). O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é utilizado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade do ensino no Brasil.
Em 2009, a média nacional do Ideb para os anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando escolas municipais, estaduais e particulares, foi de 4.6 pontos. O índice médio obtido apenas pelas escolas municipais foi de 4.4 pontos.

Autor: Dieison Guisolfi - Decom

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!