FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



segunda-feira, 16 de maio de 2011

Mauricio de Sousa é atração na 2ª Feira do Livro de Sorriso.



 Como forma de presentear a cidade de Sorriso no seu Jubileu de Prata, a Prefeitura Municipal , por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, trouxe o cartunista e escritor Mauricio de Sousa para abrilhantar a 2ª Feira do Livro. A população recebeu o mais famoso desenhista do Brasil com muito carinho. Milhares de pessoas aguardaram a chegada do "Pai" da Turma da Monica  na Praça da Juventude, onde foi a principal atração do evento.

À tarde, cercado pela multidão, o escritor visitou todos os estandes montados pelas escolas municipais. Conversou com os professores, com as crianças, com seus pais, e de maneira muito acessível, retribuiu todo calor e afeto que as pessoas lhe dedicaram. Muitos conseguiram um abraço, um afago e o tão esperado autógrafo. As crianças tiveram uma atenção especial de Mauricio. Sua afinidade com elas ficou explícita em cada gesto.
Ainda pela manhã, quando o autor esteve na praça para abertura da feira, ele se propôs a responder às perguntas de quem desejava interagir com ele. Os pequenos logo formaram uma grande fila. “_Você trouxe a Mônica?”, perguntou a pequena Isabela, de cinco anos. Já Renato, de 11 anos, foi mais “profissional” na pergunta: “_É verdade que você foi jornalista antes de ser desenhista?”, quis saber o menino. Com muita paciência, o pai da Turma da Mônica responde a todos, em mais de uma hora de conversa.

A Feira do Livro é resultado de um projeto que é desenvolvido durante todo o ano nas escolas municipais. É um trabalho contínuo de incentivo à leitura que resulta nesse grande encontro. Escolhemos a Praça da Juventude porque lá está instalada a Biblioteca Municipal, um local que deve ser mais visitado por ser esse o caminho para a leitura e para as mudanças”, afirma a secretária de Educação, Avanice Zanatta.

O objetivo maior do projeto é despertar nas crianças e jovens o hábito da leitura. “A leitura faz a diferença na vida de uma pessoa. Através da leitura a criança tem uma visão do mundo, ela amplia o conhecimento, por isso deve se tornar um hábito. A pessoa que gosta de ler, fala e escreve melhor. Como resultado desse trabalho, hoje temos bons escritores em Sorriso, e já começamos a organizar algumas produções para que possam se apresentadas na próxima edição da Feira”, explica. 
Há dois anos, a Prefeitura de Sorriso presenteia a cidade no seu aniversário trazendo grandes nomes da Literatura para a Feira do Livro. Como no ano passado, quando Ziraldo foi a atração principal do evento, neste a ano a população sorrisense reconheceu a importância da ação do Poder Público Municipal. “A prefeitura está de parabéns por essa iniciativa, é muito bom poder trazer nossos filhos em um evento como esse, para ter esse contato com um grande autor”, afirmou a moradora Cleonice Ramos que levou a família para prestigiar a feira.


O sucesso da 2ª Feira do Livro de Sorriso, fez aumentar ainda mais a responsabilidade e o compromisso, não só desta, mas de todas as futuras administrações, em não deixar morrer esta semente que foi plantada no coração de nossa gente, para que um dia a Feira do Livro de Sorriso, não seja somente para o povo sorrisense, mas matogrossense, quiçá para todos os brasileiros, que para cá venham, não só para conhecer "a Sorriso do agronegócio", mas também a Sorriso da Literatura, a Sorriso do Livro, a Sorriso da Feira do Livro, tal qual acontece hoje, com a cidade de Paraty/RJ, que atrai anualmente milhares de pessoas do mundo inteiro para participar da FLIP,  da Festa Literária Internacional de Paraty, que este ano acontecerá do dia 06 a 10 de junho. 

Autor: Sanny Lisboa/Jairo Brizola

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!