FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



quinta-feira, 28 de abril de 2011

III FÓRUM MUNICIPAL DA CULTURA MATOGROSSENSE

Teve início no dia 25 de Abril, o III Fórum Municipal da Cultura Matogrossense. O evento se estenderá até o dia 30 de Abril, com um workshop das atividades desenvolvidas durante a semana.
Aberto a todos os interessados, desde professores e produtores culturais, o fórum traz um pouco mais da cultura de Mato Grosso, com seus costumes e riquezas na arte da dança como o Siriri, Cururu e o Rasqueado cuiabano.
Na segunda-feira, foi proferida uma palestra sobre os costumes do Mato Grosso, pelas historiadoras Andréa Anghinoni e Cilene Nunes, que fez uma interessante abordagem sobre alguns instrumentos musicais como a viola de cocho, o ganzá e o mocho, utilizados nas danças como o siriri e o cururu. 
Na terça-feira, 26, foi abordado o tema " Coisas de antigamente e de todos os tempos", apresentado pelo ator Vital Gomes de Siqueira, numa espécie de resgate poético sobre nossos hábitos e a visão que temos sobre a vida. Na sequência, houve a participação do artesão Benedito Soares, que confecciona Violas de Cocho.
Durante sua exposição, ele apresentou passo a passo, o processo de fabricação da mesma, contando ainda com a participação dos presentes.
Na quarta-feira, 27, aconteceu a apresentação dos comediantes Mauro Gonçalves, de Sorriso, com a personagem Forella e de Comadre Pitú, interpretada pelo ator Vital Gomes, de Cuiabá.

 Na sequência, foi dado continuidade ao processo de fabricação da viola de cocho, além de atividades práticas sobre o Siriri e o Cururu.  
O Fórum é mais uma oportunidade para que toda a sociedade conheça um pouco mais sobre a riqueza cultural que forma o estado de Mato Grosso.

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!