FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



sexta-feira, 1 de abril de 2011

ÁGUA FONTE DE VIDA E SORRISO.

Autora: Zenaide Wanderley da Silva
A Associação Amigos da Terra (CAT- Sorriso), Águas de Sorriso e INMED - Brasil, juntamente com a ACES, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Sorriso e demais parceiros, promoveram uma Campanha pelo Uso Racional da Água – “Água, fonte de Vida e Sorriso” de 22 a 26 de março de 2011 em comemoração ao Dia Mundial da Água com objetivo de sensibilizar a sociedade a praticar pequenas ações no dia-a-dia referente ao consumo racional da água e energia.
A programação foi composta por diversas ações envolvendo, sociedade civil organizada, rede de ensino, igrejas, empresas e comércio, agentes ambientais, envolvendo todas as famílias, participação da mídia, em fim, a comunidade como um todo.      
                     
No dia 21/03 às 19h00min o senhor Paulo Raposo, diretor da Águas de Sorriso usou a tribuna na sessão da câmara para chamar a atenção da população sobre quais os cuidados devemos ter para evitar o desperdício de água.
Representantes da Inmed Brasil, CAT e Águas de Sorriso no Lançamento da Campanha.       
Dia 22/03 no palco B do CTG Recordando os Pagos, houve o lançamento da Campanha Uso Racional da Água – “Água, fonte de Vida e Sorriso” com apresentação da música Fraternidade e a vida no Planeta pelos alunos Emerson Pezette e Juan Vedoi da Escola Municipal Jardim Bela Vista e falas de representantes de entidades envolvidas na campanha pelo uso racional da água.
As técnicas da SEMA Regina Balata e Carla Santos nas atividades com Inmed Brasil e CAT.
Dia 22/03às 19h00min no auditório da ACES houve a palestra: Consumo consciente de água, com Regina Balata e Carla Santos ambas da Sema – Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso com a  participação de autoridades, entidades organizadas, representantes das redes de ensino e a mídia em geral.
Dia 23/03 às 08h00min no parque ecológico houve plantio de árvores pelas crianças da APAE e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
23 e 24/03 às 19h00min no auditório da ACES houve a palestra: Consumo consciente de água, com Regina Balata e Carla Santos ambas da Sema – Secretaria de Estado do Meio Ambiente de Mato Grosso com a  participação de funcionários de empresas do ramo de prestadores de serviços.
Dia 25/03 houve visita a um Prad - Plano de Recuperação de Área Degradada na Fazenda Santa Anastácia de propriedade do Sr. Argino Bedin. O engenheiro agrônomo Eloy Brandão explanou sobre o assunto para alunos e professores das Escolas Ignácio Schevinski Filho e Jardim Bela Vista.
No dia 26/03 para fechar a programação, todos foram convidados a participarem do movimento Hora do Planeta que é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante sessenta minutos. No horário das 20h30min às 21h30min.
 A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
Combata o desperdício, pequenas mudanças de hábitos produzem grandes diferenças, quando todos cooperam.
  • Se você fechar a torneira, enquanto escova os dentes, economizará 20 litros de água tratada!
  • Se fechar a torneira, enquanto ensaboa os pratos, economizará 100 litros de água tratada.
Combata qualquer tipo de agressão às fontes de água:
  • Denuncie;
  • Participe dos movimentos de defesa;
  • Seja consciente!

ALGUNS FATOS:
A água do planeta Terra é um recurso limitado.
75% da superfície da Terra é coberta por água;
97,5% desta água é salgada enquanto 2,5% é água doce.
E  desta água doce: 87,5% é gelo.
12% água subterrânea (fontes de água doce).
0,04% vapor d’água atmosférico e umidade.
0,5% água de superfície (esta é a água que usamos diariamente).
Portanto, somente 0,008% da água do mundo está disponível e pode ser usada pelas pessoas!
O que dizem os cientistas...
Mais de sete crianças morrem a cada minuto devido à poluição da água.
Todo ano, 25 milhões de pessoas morrem de doenças causadas por água poluídas e ambientes não saudáveis.
Hoje, 1,3 bilhões de pessoas no mundo não têm água limpa.
Mais de 6 bilhões de pessoas vivem no planeta. Este número pode aumentar para 8 bilhões em 20 anos, quando, já foi antecipado, a demanda por água aumentará em 40%.
A quantidade de água fresca para consumo humano não pode aumentar: ainda assim, nós estamos poluindo a mínima quantidade que temos!
Conhece-se o quanto uma comunidade é educada pela forma como ela cuida da sua água. (Genebaldo Freire).
                                                                                                                 

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!