A quinta edição do Festival de Artes Cênicas de Sorriso, Faces, foi aberta oficialmente na noite desta terça-feira (01) no auditório Flor da Soja. O evento é uma realização da Associação Cultural Ribalta Sorrisense, com o apoio da Prefeitura de Sorriso e do Sicredi Celeiro de MT.
“A expectativa é de que esta edição seja uma das maiores da história do festival, tanto em número de participantes como em público”, diz a presidente da associação, Loide Rosa Soares, que ainda destaca a participação de grupos de outros municípios no festival deste ano: “além dos distritos de Boa Esperança e Caravaggio, os municípios de Sinop, Lucas do Rio Verde e Comodoro também terão espetáculos aqui”. Segundo ela, serão 21 apresentações durante o V Faces.
A presença de grupos de outros municípios também é destacada pelo prefeito de Sorriso: “Isso mostra a credibilidade conquistada pelo festival nas outras edições”. Chicão Bedin também comenta a participação do Poder Público Municipal na realização do evento. Segundo ele, “é uma oportunidade de oferecer às nossas crianças a cultura e o aprendizado na questão das artes cênicas... O município desenvolve diversos trabalhos nesse sentido, com oficinas e o próprio Fetran, que tem a cidade como pólo, entre outras ações, e é muito importante apoiar para que isso possa acontecer mais vezes. Ao integrar jovens para promover cultura, só podem sair coisas boas”.
Logo após a solenidade de abertura do Faces, o público presente assistiu a uma apresentação de fotos do último festival, que foi o aperitivo para uma encenação especial para marcar o início do festival. “A Formiga Fofoqueira” foi a primeira peça apresentada no V Faces. A direção do espetáculo é da mulher que, não por coincidência, leva o nome do prêmio principal do Faces. O “troféu Bárbara” é uma homenagem à Bárbara Hoffmann, uma das pioneiras das artes cênicas em Sorriso, e a apresentação de “A Formiga Fofoqueira” marca seu retorno à produção teatral”.

Autor: Dieison Guisolfi - Decom