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quarta-feira, 30 de junho de 2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM DIREITO DE TODOS

A educação é um direito universal, garantido na constituição brasileira, a todos os cidadãos e em todos os níveis de ensino. Isto pressupõe a educação enquanto possibilidade real de desenvolvimento e auto-realização de todas as pessoas, e na convivência democrática.
A diversidade no espaço cultural deve ser entendida como um valor, na medida em que possibilita a participação de todos, contribuindo positivamente para o exercício das práticas pedagógicas na escola e para o pleno desenvolvimento de todos. Neste contexto, a Educação Inclusiva traz a reflexão e o desafio da educação das pessoas com deficiência, com ética e equiparação de oportunidades, no ensino regular, exercitando direitos, desmistificando preconceitos e contribuindo para a construção de novos paradigmas sociais.
A partir da década de 90 as discussões referentes a educação das pessoas com necessidades especiais começaram a adquirir alguma consistência, face às políticas anteriores caracterizadas pela descontinuidade e dimensão secundária. A nova LDB 9.394/96 em seu capítulo V coloca que a educação dos portadores de necessidades especiais deve se dar de preferência na rede regular de ensino, o que traz uma nova concepção na forma de entender a educação e integração dessas pessoas.
Apesar de estar assegurado este direito às pessoas com necessidades educacionais especiais, é necessário que haja uma adequação de currículos, métodos, técnicas e recursos para atender as especificidades. A realidade de hoje demonstra que as instituições de ensino não estão ainda, preparadas e nem estruturadas para receber a nova demanda.
O processo de interação social é permanentemente conflituoso e a inclusão de pessoas com deficiência na rede de ensino é um direito além de ser um grande crescimento para todas as partes envolvidas no processo. Na perspectiva de que esta realidade se concretize a Secretaria de Educação de Sorriso - MT tem buscado discutir com os educadores da rede pública municipal a educação inclusiva visando em um futuro próximo fazer cumprir de forma plena, o princípio educacional fundamental: disponibilidade, acessibilidade (material e econômica), aceitabilidade e adaptabilidade a todos, sem exceção. Esta foi a discussão ocorrida na Escola Municipal Profª. Geni Terezinha Forgiarini no dia 28/06/2010, entre as coordenadoras do AEE Terezinha e Senilde e os educadores da unidade escolar.

"Deficiente é aquele que não consegue modificar sua vida aceitando as imposições de outras pessoas". (Mário Quintana)

Autora: Gheuren Frassetto

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