FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



quinta-feira, 10 de junho de 2010

ESCOLA VALTER LEITE COMEMORA O DIA DO MEIO AMBIENTE

O homem ao longo de sua história teve sempre o meio ambiente como seu aliado, seja para dele tirar seu sustento como para garantir sua segurança.
No entanto, com a evolução da raça humana e, conseqüentemente com os avanços tecnológicos da época como na fabricação de ferramentas, propiciou um grande desenvolvimento do homem, o domínio da linguagem fez com que ele passasse a viver em grupo, a se comunicar, a conquistar novas regiões que antes não eram habitadas.
Refletir as questões ambientais do ponto de vista de seus impactos dentro do contexto da ação do homem moderno só é possível quando se leva em conta fatores históricos vividos pelas gerações como, por exemplo, a forma de produção de cada época, as estruturas de classes, os recursos tecnológicos disponíveis e, sobretudo, a cultura da sociedade vivida em cada período.
A concepção de que os recursos naturais presentes em grande quantidade em nosso planeta é ilimitado é uma concepção ultrapassada. Pois ao reforçar tal proposição permite ao o homem o uso inadequado dos recursos naturais, causando-lhe danos irreversíveis à natureza.
A ação do homem sobre o meio ambiente se por um lado (econômico) trás benefícios, por outro gera um desequilíbrio, pois as mudanças que provocam nem sempre são assimiladas pelos ecossistemas, questões estas que ameaçam a permanência dos sistemas naturais.
E a escola o que está fazendo?
È pensando que é possível e necessário haver harmonia entre o homem e meio ambiente, que a escola Municipal Valter Leite Pereira procurou desenvolver na semana do MEIO AMBIENTE com todos os alunos da Educação Infantil e Fundamental até o 5º ano, atividades que levassem os alunos a refletirem sobre a importância da conservação dos recursos disponíveis em nosso ecossistema.
Dentro das atividades, o objetivo principal foi de refletir e mobilizar as crianças sobre o seu papel de cidadão, contribuindo para um ambiente limpo e saudável: não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis, não fazer queimadas, não cortar árvores, evitar sair de carros todos os dias. Portanto, partiu-se do princípio que se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.
Para realização das atividades, os professores trabalharam a semana enfocando o tema Meio Ambiente: produziram poemas, jograis, cantaram músicas, pesquisaram, leram textos informativos, assistiram filmes, fizeram apresentações das atividades realizadas e o fechamento dos trabalhos foi feito uma mobilização com os alunos por meio de passeata em algumas ruas do bairro na qual está situada a escola, com o intuito de reforçar a comunidade da importância da conservação do meio ambiente para as nossas vidas.

Coordenadores envolvidos nos trabalhos:
Luiz Garcia Baptista
Eleida Marangon Debastiani

Orientadora pedagógica:
Emilia Monteiro Caldas dos Santos

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!