FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



segunda-feira, 22 de novembro de 2010

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SORRISO REALIZA O I COM-VIDA EM SORRISO.

“Tudo que acontece no mundo, no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida”. ( Herbert de Souza, o Betinho)

                           
 A primeira proposta de se criar o Com-vida vem das deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Educação, em 2003, quando os estudantes envolvidos propuseram a criação de “conselhos jovens de meio ambiente” nas escolas do país.
Desde então, foi idealizado o Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, que envolveu as 16 mil escolas que participaram do processo da I Conferência, em centenas de seminários de formação de professores em Educação Ambiental. Nesses seminários participaram também 21 mil estudantes, delegados e delegadas eleitos em todas as escolas, que foram mobilizados pelos Coletivos Jovens de Meio Ambiente em todos os Estados do país para liderarem a estruturação da Com-vida, um espaço permanente e dinâmico para “Cuidar do Brasil”
Em 2011 todas as Escolas Municipais de séries finais terão seus Com-vidas.
Neste propósito, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Seduc realizou nos dias 17 e 18 de novembro de 2010 o encontro formação de Com-vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Coletivo Jovem – CJ e implementação da Agenda 21 nas escolas para professores, coordenadores e jovens.
COM-VIDA - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola é uma organização na escola que tem por objetivo geral desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental de forma permanente e continuada, envolvendo a comunidade.
O principal papel da Com-vida é realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável.

COLETIVOS JOVEM – CJ: São grupos informais de jovens voluntários que se interessam e agem pela causa socioambiental, existentes em todos estados brasileiros e no Distrito Federal.
Eles têm sua origem em 2003 como Conselhos Jovens, quando foram criados para ajudar a organizar a I Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (I CNIJMA). Esses conselhos asseguravam a participação desses jovens na Conferência – mas esta passou, e os conselhos não e por isso estes se transformaram em Coletivos, pois deixavam de ser um grupo criado apenas para aconselhar e ajudar a Conferência, passando a assumir a postura que temos atualmente de jovens militantes pela causa socioambiental.
Agenda 21 na escola é um instrumento para a Com-vida para planejar suas atividades, fazer projetos coletivos que possam realmente transformar a realidade, aumentar o seu diálogo com a comunidade de seu município, e se ligar em uma proposta de Agenda Global.
Autora: Prof. Zenaide

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!