“Tudo que acontece no mundo, no meu país, na minha cidade ou no meu bairro, acontece comigo. Então eu preciso participar das decisões que interferem na minha vida”. ( Herbert de Souza, o Betinho)
A primeira proposta de se criar o Com-vida vem das deliberações da I Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente, realizada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o Ministério da Educação, em 2003, quando os estudantes envolvidos propuseram a criação de “conselhos jovens de meio ambiente” nas escolas do país.
Desde então, foi idealizado o Programa “Vamos Cuidar do Brasil com as Escolas”, que envolveu as 16 mil escolas que participaram do processo da I Conferência, em centenas de seminários de formação de professores em Educação Ambiental. Nesses seminários participaram também 21 mil estudantes, delegados e delegadas eleitos em todas as escolas, que foram mobilizados pelos Coletivos Jovens de Meio Ambiente em todos os Estados do país para liderarem a estruturação da Com-vida, um espaço permanente e dinâmico para “Cuidar do Brasil”
Em 2011 todas as Escolas Municipais de séries finais terão seus Com-vidas.
Neste propósito, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura em parceria com a Seduc realizou nos dias 17 e 18 de novembro de 2010 o encontro formação de Com-vida – Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida, Coletivo Jovem – CJ e implementação da Agenda 21 nas escolas para professores, coordenadores e jovens.
COM-VIDA - Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola é uma organização na escola que tem por objetivo geral desenvolver e acompanhar a Educação Ambiental de forma permanente e continuada, envolvendo a comunidade.
O principal papel da Com-vida é realizar ações voltadas à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida, promovendo o intercâmbio entre a escola e a comunidade e contribuir assim para um dia-a-dia participativo, democrático e saudável.
COLETIVOS JOVEM – CJ: São grupos informais de jovens voluntários que se interessam e agem pela causa socioambiental, existentes em todos estados brasileiros e no Distrito Federal.
Eles têm sua origem em 2003 como Conselhos Jovens, quando foram criados para ajudar a organizar a I Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (I CNIJMA). Esses conselhos asseguravam a participação desses jovens na Conferência – mas esta passou, e os conselhos não e por isso estes se transformaram em Coletivos, pois deixavam de ser um grupo criado apenas para aconselhar e ajudar a Conferência, passando a assumir a postura que temos atualmente de jovens militantes pela causa socioambiental.
Agenda 21 na escola é um instrumento para a Com-vida para planejar suas atividades, fazer projetos coletivos que possam realmente transformar a realidade, aumentar o seu diálogo com a comunidade de seu município, e se ligar em uma proposta de Agenda Global.
Autora: Prof. Zenaide