FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Prefeitura apóia palestras de prevenção contra as drogas.


A prevenção sempre traz melhores resultados. Essa máxima é válida em diversos segmentos, inclusive quando o assunto é dependência química. Por isso a Prefeitura de Sorriso, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, desenvolve, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Pública (COMSEP), o projeto SuperAção, que leva até alunos das escolas de Sorriso palestras informativas sobre diferentes temáticas.
Na tarde desta quinta-feira o projeto passou pela Escola Estadual Mário Spinelli, onde o palestrante Junior Facho falou aos estudantes sobre o contexto da dependência química, suas causas, conseqüências e também sobre as dificuldades encontradas por quem busca sair do mundo das drogas para superar o vício.
Com linguagem informal e interligando o assunto com a realidade dos jovens (festas, amizades, influências, etc), o palestrante buscou expor os males causados tanto pelas drogas consideradas ilícitas, como pelas chamadas “drogas legalizadas”, como o tabaco e o álcool. A amplitude da abordagem atingiu também substâncias comuns que são consumidas como drogas, como, por exemplo, esmaltes, acetona, thinner e cola de sapateiro. Produtos que normalmente não são mencionados em palestras assim, mas que fazem tantos estragos à saúde do indivíduo como outros tipos de droga.
 “Quando uma pessoa entra no mundo das drogas, toda a família sofre as conseqüências, que vão desde o convívio conturbado até os riscos à vida dessas pessoas em função de dívidas com o tráfico, por exemplo”, explicou Facho, que esteve por anos à frente de uma casa de recuperação de dependentes químicos em Sorriso, o Lar de Deus.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do COMSEP busca trabalhar preventivamente, já que o consumo de drogas em qualquer lugar do mundo atrai uma infinidade de problemas sociais que estão diretamente relacionados à área de atuação do conselho.
“Essa não foi a primeira palestra e, no que depender de nós, não será a última também. Nossos jovens são a base da sociedade do futuro e é importante que eles estejam preparados para encarar da melhor forma possível todos os problemas que se apresentam a eles”, explica o professor Julius Cesar Cechella, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Sorriso.

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!