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terça-feira, 20 de setembro de 2011

PROUCA SERÁ IMPLANTADO NA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SORRISO/MT.

O PROUCA é uma iniciativa do governo federal e tem como objetivo distribuir um computador por aluno e, para que isso aconteça de forma mais rápida a Prefeitura Municipal de Sorriso, através da Secretaria de Educação e Cultura irá implantar nas Escolas da Rede Municipal de Educação, nas turmas de 4º e 5º anos esse projeto.  A iniciativa tem como objetivo integrar professor e aluno ao mundo digital, disponibilizando assim o acesso a tecnologia, permitindo que a educação possa usufruir dos benefícios presente na rede, transformando-a de uma educação fechada em si mesma, na sala de aula, com características individualistas, para uma educação integrada ao mundo, com características de colaboração, cooperação e coletividade.

Para que o processo fosse viabilizado de forma democrática, a Secretaria de Educação fez várias reuniões com pais, professores e alunos e somente depois da aprovação destes é que o projeto foi encaminhado para o Legislativo de Sorriso. Este por sua vez, depois de várias reuniões com membros da secretaria e do CME de Sorriso, a fim de tirar dúvidas e propor alterações no projeto, votou no último dia 12 de setembro o projeto do PROUCA, e aprovou em única votação a compra dos Laptops por parte do executivo municipal.
O projeto Uca no município de Sorriso vem ao encontro do processo de inclusão digital na educação, que é tema corrente em debates sobre o processo de ensino-aprendizagem em fóruns, palestras, quer seja presencial ou virtual, nos últimos anos, pois cada vez mais as tecnologias educacionais têm invadido o mundo da escola e, por conseguinte professores e estudantes se veem envolvidos pelos avanços tecnológicos, bem como pelas suas implicações. A maneira como a escola, professores e estudantes produziam ou reproduziam conhecimentos tem se alterado nos últimos anos, haja vista que a velocidade com que as informações chegam até os pontos conectados ao ciberespaço torna os conhecimentos obsoletos em pouco tempo. Assim do ponto de vista social e educacional, é totalmente relevante colocar o estudante em contato com o mundo tecnológico, pois a cada dia que passa mais e mais pessoas se integram a rede, alterando o mundo do trabalho, o mundo educacional, as relações interpessoais, ou seja, a  sociedade do conhecimento, ora vivenciada, faz com que o profissional, de qualquer área, se torne um eterno aprendiz e as tecnologias podem ser grande aliadas neste processo de formação permanente
A produção do saber, ou do conhecimento, para a educação no mundo tecnologizado, está efetivamente ligada ao ato de ler, que por sua vez gera um pensar, que produz um questionamento, que leva a análise, e traz uma reflexão para uma tomada de decisão, a qual leva a uma ação conclusiva, a fim de se ter, então, a compreensão do fato.
Certamente a introdução das Novas Tecnologias da Informação e do Conhecimento no mundo educacional altera grandemente o papel do professor e do aluno. O professor deixa de ser o único detentor do conhecimento e, sua relação com o aluno passa a ser mais dialógica e democrática. O professor passa a ser mais um animador de inteligência, um mediador do conhecimento. Quanto ao aluno, este passa a ser mais atuante, a interagir com o conhecimento, passa a ser um pesquisador, deixando de lado a passividade, ora vivenciada nas salas de aula. O momento é, por tanto, decisivo para que se descubra o valor do espaço escolar e para que o perfil do professor, mas não só deste, mas do aluno também, seja modificado, adaptado aos novos tempos. Aos tempos da cibertecnologia, do ciberespaço. 
Com implantação do projeto UCA, nas salas de aula da Rede Municipal de Educação de Sorriso, a Secretaria Municipal de Educação coloca a educação pública dentro da sociedade do conhecimento, pois a base desta sociedade são as novas tecnologias da informação e do conhecimento e, o computador conectado a rede  é a porta de acesso ao ciberespaço. Isso permite que os alunos e professores possam interagir com o mundo virtual, contribuindo com sua elaboração e não ficando as margens do processo, como ciberexcluidos.
A introdução das Novas Tecnologias na educação contribuirá para a melhoria da aprendizagem? O aluno vai aprender mais? O professor vai ensinar mais e melhor? Não há respostas conclusivas para estas questões. No entanto, as notícias que se tem até o momento indicam melhorias nos índices educacionais em locais onde houve mudanças nos conceitos pedagógicos, filosóficos e sociológicos, enfim é necessário uma mudança no paradigma educacional ainda vigente, para alcançar a tão sonhada educação emancipadora e libertadora do ser humano.  
Resposta mais contundentes e conclusivas, só tempo dirá. Mas não adianta ficar sentado na arquibancada da vida. Há de se levantar e vislumbrar além do horizonte, além de onde a vista alcança. 

Autor: Prof. Jairo Brizola 

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