FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



quarta-feira, 21 de abril de 2010

I FEIRA DO LIVRO É SUCESSO DE PÚBLICO


Encerrou nesta segunda feira, 19, a I Feira do Livro, promovida pela prefeitura de Sorriso, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC). O evento aconteceu na Praça da Juventude e no Palco do CTG Recordando os Pagos. Começou no dia 18 de abril e colocou a disposição do público toda a obra do grande escritor mineiro, Ziraldo, possibilitando aos fãs, não só o contato com a obra, mas a oportunidade de pousar ao lado do escritor e imortalizar o momento com fotos e autógrafos.
Para a Secretária de Educação e Cultura do Município de Sorriso, Avanice Lourenço Zanatta, “a primeira Feira do Livro alcançou seu principal objetivo, ou seja, de divulgar a literatura e criar nas pessoas o hábito de ler, pois somente com pessoas leitoras é que se transforma um país. Por outro lado o grande sucesso que teve a primeira Feira do Livro faz com que tenhamos cada vez mais responsabilidade, pois se na primeira edição do evento, o maior escritor vivo da literatura infantil se fez presente, para a segunda edição, em 2011, teremos que trazer alguém tão bom quanto o Ziraldo”, concluiu Avanice Zanatta.
Para o Presidente da Câmara de Vereadores do Município de Sorriso, o Vereador Chagas Abrantes "A primeira Feira do Livro de Sorriso, torna-se um divisor de águas, uma marca histórica para a educação de Sorriso, pois pela primeira vez se valoriza grandes escritores, como Ziraldo, e se lança a semente de futuras gerações de leitores”,
O vice-prefeito, Vanderlei Paulo esteve na abertura da Feira no Domingo à tarde, assim como na manhã desta segunda-feira, (19) e mostrou satisfação com os resultados, principalmente em relação ao grande número de jovens e crianças, que prestigiaram o evento durante seu período de realização. Segundo ele “está na hora de Sorriso, ser conhecido, não só pela grande produção agrícola, mas também pela produção artística e cultural e, que os professores são os grandes protagonistas dessa revolução. Pois é através da revolução cultural, da leitura que as pessoas conseguem se libertar e caminhar com as próprias pernas”.
A Secretária de Educação lembrou que a Feira do Livro é um sonho da atual gestão, que em pouco mais de um ano à frente da pasta, torna-se realidade e, uma realidade que chegou para ficar.
Segundo Avanice “no que depender da Administração Chicão Bedin/Vanderlei Paulo, da Equipe da SMEC e principalmente dela mesma o sucesso está garantido. Pois a energia e o trabalho de todos os envolvidos farão com que a edição de 2011 seja tão importante quanto a de 2010”.
Para o escritor Ziraldo, a I Feira do Livro de Sorriso, fez com ele descobrisse uma cidade maravilhosa, uma cidade de gente bonita e acolhedora, uma cidade que tem tudo para dar certo e ser em pouco tempo a melhor cidade para se viver no Brasil. No entanto fez uma ressalva “ um País, um Estado, uma Cidade só são grandes de verdade quando as pessoas são felizes e, possuem condições dignas de sobrevivência. Para tanto é necessário que as pessoas tenham acesso a educação de qualidade, saindo assim da condição de analfabetos funcionais e tornando-se, no sentido pleno da palavra, verdadeiros cidadãos. Mas essa mudança só acontece através da leitura. E é o livro que transforma as pessoas e, para tanto os professores devem se colocar como os verdadeiros protagonistas dessa transformação, plantando em cada criança a semente e o gosto pela leitura”.
O trabalho certamente não é pequeno, as barreiras a serem ultrapassadas são bem altas, o topo da montanha do conhecimento está a centena de metros acima de nossas cabeças, mas a possibilidade de criarmos uma população de leitores está em nossas. Queridos colegas professores devemos nos unir e fazer com que nossa missão, a de formar pessoas, seja empolgante e plenamente realizável, pois como diz o grande poeta português Fernando Pessoa, “tudo vale a pena, quando a alma não é pequena”.
Prof. Jairo Brizola

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!