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quinta-feira, 8 de abril de 2010

PROFUNCIONÁRIO: Programa de Formação para Profissionais da Educação.


Sabemos que o processo educativo vai além das salas de aulas e que o novo cenário educacional, requer profissionais capacitados para desempenhar a sua função com uma intenção educativa.
O Programa de Formação para Profissionais da Educação Profuncionário busca transformar os sujeitos envolvidos nesse processo. Assim estes profissionais vão além do que desempenhar funções simples, serão capazes de planejar e agir intencionalmente, ver possibilidades para transformação. Portanto o curso é voltado para profissionais da educação não-docentes que sejam efetivos nas redes de ensino tanto estadual quanto municipal.

O Programa Profuncionário é uma ação conjunta do MEC e outras instituições com parceria da Seduc MT e Secretaria Municipal de Educação.
As formações técnicas se dá nas seguintes habilitações: Técnico em gestão escolar, Técnico em multimeios didáticos, Técnico em alimentação escolar e Técnico em infra-estrutura escolar.
Cada uma das habilitações do Profuncionário é composta por 16 módulos: seis da Formação Pedagógica e dez da Formação Específica. No primeiro ano ocorre a Formação Pedagógica onde os módulos contemplam filosofia, sociologia, história da educação, psicologia, já na formação específica contempla a área de formação técnica.
Como curso de formação técnica exige-se do funcionário a formação de Ensino Médio.
Os encontros presenciais são mensais, onde são dadas as orientações e ocorre discussões e reflexões sobre o que foi estudado.
Com a habilitação profissional, além da competência, haverá um reconhecimento público: limpar uma sala de aula é uma ocupação, fazer a manutenção da infra-estrutura, transformar os espaços das escolas em espaços educativos, será uma nova profissão. Uma merendeira, embora possa ser considerada na escola uma educadora, é simplesmente uma executora, uma fazedora de merenda. Já a técnica em alimentação escolar é uma educadora profissional, que domina os conhecimentos da nutrição, que planeja, executa e avalia seu trabalho, tanto como produtora dos mais saborosos cardápios, como educadora alimentar, integrada à proposta pedagógica da escola. Assim é também nas outras identidades.
Portanto com a atuação e participação desses profissionais na escola, possibilitará condições para que seja realmente desempenhada uma educação efetiva que vá de encontro com a necessidade da comunidade.
Prof. Joseilton

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