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terça-feira, 6 de abril de 2010

II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE.



Direito a diversidade é o tema do II Seminário da Educação Inclusiva promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Sorriso, em parceria com o Ministério da Educação e cultura que acontecerá entre os 26 e 30 de abril de 2010.
Falar da temática do Seminário implica necessariamente nos reportarmos à educação inclusiva, cujo trabalho é pautado nos valores e na diversidade. A educação inclusiva deve garantir a qualidade de ensino educacional, reconhecendo e respeitando a diversidade, independente de etnia, necessidades educacionais especiais, idade, condição social, sexo ou qualquer outra situação. A escola é o espaço privilegiado para trabalhar a diversidade da cultura humana e os valores éticos de respeito ao outro, respaldado na Constituição Federal, artigo 208, inciso terceiro, que postula que crianças com necessidades especiais sejam atendidas preferencialmente por escolas regulares, na Lei de Diretrizes e Bases, que qualifica o princípio genérico da Constituição e nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNS, que assegura a partir da diversidade, a mesma igualdade de oportunidades educacionais.
Sorriso como Município-pólo do Programa Federal de Educação Inclusiva Direito à Diversidade com área de abrangência de 23 municípios, propõem com este Seminário debater os problemas, ainda enfrentados, pela educação inclusiva e apontar caminhos que possam melhorar a vida de estudantes e professores dos municípios de abrangência do Pólo. Haja vista, que discussões e debates como estes sobre a educação para a diversidade e a disseminação da política de educação inclusiva com respeito à diversidade, faz com que, pais, governantes, dirigentes educacionais, enfim a sociedade como um todo garantam o direito dos alunos com necessidades educacionais especiais de acesso e permanência, com qualidade nas escolas da rede regular de ensino.
O grande desafio é construir uma cultura de inclusão que garanta as pessoas com necessidades educacionais especiais um lugar na sala de aula, que é por natureza um dos espaços imprescindíveis para o desenvolvimento pessoal e da cidadania.
Devemos buscar enquanto educadores e família revertermos à exclusão de crianças, jovens e adultos com ou sem necessidade especial no sistema de ensino. Para que possamos tornar realidade o sonho de termos todos na escola, participando, aprendendo e acima de tudo desenvolvendo suas potencialidades.
O II Seminário de Educação Inclusiva terá como palestrantes profissionais de renome nacional e até internacional. Todos especialista nos assuntos que proferirão durante as palestras.
Para o evento serão disponibilizadas 150 vagas ao todo. No entanto os interessados em participar do II Seminário de Educação Inclusiva deverão se apressar, pois serão apenas 80 vagas abertas ao público. Haja vista que 70 vagas estão destinadas aos municípios partes do pólo de Sorriso.
Prof. Jairo Brizola

PROGRAMAÇÃO:
26/04 –
08h30min. – Prof. João Robert Poulin: “Formação do professor voltada para a inclusão escolar”.
13h – Prof. Jean Robert Poulin: “Deficiência Intelectual no atendimento Educacional Especializado”.
- Apresentação Cultural;
- Mesa Redonda;
27/04
7h.: Elizabete de Camargo Magalhães Castro: “AEE – Tecnologia Assistiva”
- Apresentação Cultural
13h.: Profª Clarissa Alliati Beleza: “Transtornos Globais do Desenvolvimento”.
- Mesa Redonda;
28/04
7h.: Profª Rita Vieira Figueiredo: ”Atendimento Educacional Especializado/Sala de Recursos Multifuncionais”.
13h.: Prof. Rubens Wajnsztejn: “Dificuldades ou distúrbios quando a avaliação multiprofissional é determinante na aprendizagem”.
- Mesa Redonda;
29/04
7h.: Egidio Romanelli: “Problemas de Aprendizagem no contexto da Educação Inclusiva”;
Apresentação Cultural.
13h.: Egídio Romanelli: “Avaliando e identificando as necessidades educacionais: contribuições da Neuropsicologia”.
- Mesa Redonda;
30/04
07h.: Prof. Eliene Vieira Figueiredo: “ Oficinas: Práticas de leitura e escrita no contexto das diferenças”.
13h.: Continuidade das Oficinas.

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