FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CANCELADAS AULAS DE EDUÇÃO FÍSICA E DESFILE DE 7 DE SETEMBRO DEVIDO A BAIXA UMIDADE RELATIVA DO AR.

O cancelamento do desfile cívico de 7 de Setembro foi confirmado esta tarde devido ao clima ruim, provocado pela fumaça das queimadas e baixa umidade relativa do ar. A prefeitura, em nota, aponta que "a medida visa preservar a saúde e o bem estar dos alunos das redes municipal, estadual e particular" e considerou a decisão "difícil, mas necessária".
A secretária de Educação Avanice Lourenço Zanatta informou ainda que outras medidas também estão sendo tomadas. "Nossos professores da rede municipal, foram orientados a não promoverem atividades físicas enquanto esta situação climática permanecer. As aulas de Educação Física, por exemplo, terão atividades físicas substituídas por atividades de raciocínio esportivo coma prática de damas e xadrez, por exemplo", explicou.
O secretário de Saúde, Ednilson de Oliveira, expôs que "a umidade relativa é muito baixa, há muita fumaça o que potencializa ainda mais os riscos de doenças respiratórias. Já observamos inclusive o aumento da procura de pais pelos atendimentos de saúde para filhos que apresentam quadros de irritação das vias respiratória, asmas e bronquites", disse.
O secretário aconselhou as pessoas "beberem muita água, pelo menos três litros por dia. Umidificador passa a ser essencial ou o uso de toalhas molhadas e bacias nos quartos. Hidratar as crianças é fundamental, bem como evitar exercícios e esforços físicos nos horários mais quentes", ressaltou.
Aviso meteorológico divulgado pela Defesa Civil de Mato Grosso projeta que o clima na região Norte deverá ser quente e seco para hoje. A temperatura máxima pode chegar a 38 °C e a mínima a 17°C. A umidade relativa do ar deverá ficar baixa no período da tarde. No Nortão este índice poderá ficar em torno dos 20%.
A umidade relativa do ar entre 20% a 30% é considerado "estado de atenção", no qual é recomendado evitar exercícios físicos ao ar livre entre as 10h e 16h. Com índices entre 12% a 20% é considerado "estado de alerta", no qual se recomenda deixar de praticar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h e evitar aglomerações em ambientes fechados. Se houver irritação de olhos e nariz, procurar um médico.
Já um índice abaixo de 12% é classificado "estado de emergência", em que as pessoas devem seguir os passos dos estados de atenção e alerta, além de determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre as 10h e 16h como aulas de educação física, entrega de correspondência, etc. Também é recomendado a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em locais fechados como aulas, cinemas entre as 10h e 16h. É fundamental para este tipo de situação tentar umidificar o ambiente.
Fonte: Site Só Noticias

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!