FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



quinta-feira, 26 de agosto de 2010

TRABALHO FONOAUDIOLÓGICO DESENVOLVIDO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE SORRISO É DESTAQUE NACIONAL.

O trabalho desenvolvido pela Fonoaudióloga, Patrícia Danielle, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura do Município de Sorriso foi destaque, na Revista Fonoaudiologia em Foco (nº 46 – Ano XV – Maio-Julho – pág. 08), como modelo de cuidado da voz junto aos professores da Rede Municipal de Educação. Segundo Patrícia, “os profissionais que tem como instrumento de trabalho a VOZ, devem ter o máximo de cuidado na manutenção e preservação da mesma, já que dependem desta para exercer a profissão”.
Para ampliar o trabalho junto aos professores e alunos, Patrícia, no dia da voz, esteve nas escolas, entregando folders com orientações com os cuidados que se deve ter com a voz e maçãs, pois a maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras", explicou.
A voz é algo tão característico e importante como a nossa própria fisionomia e impressão digital ela varia de acordo com o sexo, idade, profissão, personalidade, estado emocional e a intenção que a usamos. É através da nossa voz que expressamos nossos sentimentos, emoções, idéias e pensamentos. Ela também mostra quem nós somos, além de conseguimos nos comunicar com outras pessoas só utilizando a voz, como por exemplo, em uma conversa ao telefone, e sermos compreendidos perfeitamente.
A voz é produzida a partir do ar que saí dos pulmões, passa pela laringe, onde estão localizadas as pregas vocais, as mesmas no momento da expiração, aproxima-se e vibram, produzindo assim o som. Este som, que de início é baixo e fraco, será amplificado pelas cavidades de ressonância (que são a faringe, boca e nariz). Após amplificado, o som será articulado na cavidade oral , por meio dos lábios, bochechas, língua, palato e mandíbula.
Todos precisam ter cuidados com a voz, mas para quem utiliza a voz profissionalmente, é preciso ter alguns cuidados vocais essenciais, com isso é possível manter a integridade vocal.

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!