O Pró letramento – mobilização pela qualidade da educação – é um programa de formação continuada de professores, para melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura e escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa é realizado pelo MEC, em parcerias com as universidades que integram a Rede Nacional de formação continuada e com a adesão dos municípios. Podem participar todos os professores que estão em exercício, de 1º ano ao 5º ano do ensino fundamental das escolas publicas. O município de Sorriso assinou adesão em 2009, e neste período 2009/2010 atendeu aproximadamente 65 professores em alfabetização e linguagem.
Onde podemos compreender melhor os conceitos do que seria alfabetizar letrando?
Pois alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas “o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado” (Soares, 1998, p. 47).
“A condição de sujeito letrado se constrói nas experiências culturais com práticas de leitura e escrita que os indivíduos têm oportunidade de viver, mesmo antes de começar sua educação formal” (Morais e Albuquerque, 2004)
Essa proposta considera que alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, ambos indispensáveis. Assim não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar; trata-se de alfabetizar letrando. pois a criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito entes das letras e vai além delas.
Onde podemos compreender melhor os conceitos do que seria alfabetizar letrando?
Pois alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas “o ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado” (Soares, 1998, p. 47).
“A condição de sujeito letrado se constrói nas experiências culturais com práticas de leitura e escrita que os indivíduos têm oportunidade de viver, mesmo antes de começar sua educação formal” (Morais e Albuquerque, 2004)
Essa proposta considera que alfabetização e letramento são processos diferentes, cada um com suas especificidades, mas complementares e inseparáveis, ambos indispensáveis. Assim não se trata de escolher entre alfabetizar ou letrar; trata-se de alfabetizar letrando. pois a criança, mesmo não alfabetizada, já pode ser inserida em um processo de letramento. Pois, ela faz a leitura incidental de rótulos, imagens, gestos, emoções. O contato com o mundo letrado é muito entes das letras e vai além delas.
Autora: Ana Paula
(Tutora do Pró-Letramento em Sorriso)