Ao avaliar cada aluno, busco conhecer a família para entender melhor aquele pequeno ser, e diante de cada pai ou mãe surgem os questionamentos e as dúvidas. “Como devo orientar meu filho quanto a sua sexualidade”? “É correto meu filho se masturbar aos sete anos?” “Posso bater em meu filho para ele almoçar”? “Como faço para meu esposo contribuir na educação das crianças de forma mais afetiva e carinhosa”? “Eu quero de um jeito, mas meu marido faz de outro, não sei mais o que faço esse menino não tem limite”.
Diante desses questionamentos nasceu o Projeto Família na Escola, acreditando no poder do maior envolvimento da família no âmbito escolar, tanto para crescimento emocional e intelectual dos nossos alunos, quanto para a troca de experiências entre as famílias, afinal, não há “cursinho” preparatório para ser pai ou mãe, não há receita pronta para cada situação, aprendemos fazendo, através dos erros, no dia-a-dia, quando surgem as situações mais inusitadas e muitas vezes repetimos atitudes aprendidas em nossas famílias de origem, onde aprendemos o que era certo e errado.
A família, mesmo ao adquirir novas configurações, é fundamental na formação do caráter de nossas crianças e sob um olhar sistêmico, ela é um sistema aberto que se auto-governa através de regras que definem o padrão de comunicação mantendo uma interdependência entre os membros e com o meio no que diz respeito a troca de informações e usa de recursos de retroalimentação para manter o grau de equilíbrio em torno das transações entre os membros. O aspecto fundamental é a de que o ser “doente” ou a pessoa que apresenta problemas é apenas um representante circunstancial de alguma disfunção no sistema familiar.
O Projeto Família na Escola, é uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cutural de Sorriso e é realizado nas Escolas Municipais e Cemeis que acreditam no valor da família e na sua participação no âmbito escolar. Busca integrar essas famílias através de grupos operativos, no qual além de levarmos conhecimentos específicos aos pais quanto à importância da comunicação, do limite na formação do caráter, do afeto, e da parceria escola e família no processo de ensino e aprendizagem, é um espaço para troca de experiências e re-significação.
Os pais podem nesse espaço compartilhar suas angústias, medos e expectativas quanto à educação dos filhos e ainda se oportunizar a novas experiências. Leve o projeto até sua escola também!
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.Autora: Taís R. A. Silva,
Psicóloga e Especializanda em Terapia Sistêmica de Família e Casal – CEFI
Diante desses questionamentos nasceu o Projeto Família na Escola, acreditando no poder do maior envolvimento da família no âmbito escolar, tanto para crescimento emocional e intelectual dos nossos alunos, quanto para a troca de experiências entre as famílias, afinal, não há “cursinho” preparatório para ser pai ou mãe, não há receita pronta para cada situação, aprendemos fazendo, através dos erros, no dia-a-dia, quando surgem as situações mais inusitadas e muitas vezes repetimos atitudes aprendidas em nossas famílias de origem, onde aprendemos o que era certo e errado.
A família, mesmo ao adquirir novas configurações, é fundamental na formação do caráter de nossas crianças e sob um olhar sistêmico, ela é um sistema aberto que se auto-governa através de regras que definem o padrão de comunicação mantendo uma interdependência entre os membros e com o meio no que diz respeito a troca de informações e usa de recursos de retroalimentação para manter o grau de equilíbrio em torno das transações entre os membros. O aspecto fundamental é a de que o ser “doente” ou a pessoa que apresenta problemas é apenas um representante circunstancial de alguma disfunção no sistema familiar.
O Projeto Família na Escola, é uma ação da Secretaria Municipal de Educação e Cutural de Sorriso e é realizado nas Escolas Municipais e Cemeis que acreditam no valor da família e na sua participação no âmbito escolar. Busca integrar essas famílias através de grupos operativos, no qual além de levarmos conhecimentos específicos aos pais quanto à importância da comunicação, do limite na formação do caráter, do afeto, e da parceria escola e família no processo de ensino e aprendizagem, é um espaço para troca de experiências e re-significação.
Os pais podem nesse espaço compartilhar suas angústias, medos e expectativas quanto à educação dos filhos e ainda se oportunizar a novas experiências. Leve o projeto até sua escola também!
“Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”.Autora: Taís R. A. Silva,
Psicóloga e Especializanda em Terapia Sistêmica de Família e Casal – CEFI