FALE CONOSCO

Av. Porto Alegre, 2661 - Sorriso/MT - CEP 78890-000 Fone(66)3545.8100

E-mail: educa.sorriso@hotmail.com



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Eu já posso escolher?

Segundo dados do Censo da Educação Superior 2005 (INEP, 2006), cuja finalidade é traçar uma radiografia do ensino superior no país, a evasão do ensino superior no país é de 42%, considerando instituições de ensino superior público e privado, o que mostra alto índice de defasagem entre o número de estudantes que entram na universidade e os que terminam o curso. Esse índice sobe para 70% quando consideramos apenas o ensino em instituições privadas e cai para 35% quando nos referimos a instituições públicas.

Ao comparar, a partir dos microdados do Censo do IBGE de 2000, a profissão de 3,5 milhões de trabalhadores formados em 21 áreas diferentes, os pesquisadores descobriram que a maioria deles, mais precisamente 53%, está hoje numa profissão distinta daquela para a qual se preparou. A situação varia conforme a carreira.
Diante desses dados, temos que uma das causas é a falta de uma adequada orientação profissional, logo, sabemos que nenhuma escolha precisa necessariamente ser rígida, fixa, e podem variar de acordo com as modificações que acontecem em nossa vida.
O processo de orientação profissional é amplo, possibilita o autoconhecimento, permite conhecer o mercado de trabalho, ter mais informações profissionais e seus reflexos sobre o futuro e expectativa de vida. É uma medida preventiva e auxilia o jovem adolescente no processo de maturação com relação à escolha profissional. Muitas vezes o jovem pensa que não tem dúvidas, quando na verdade não tentou todas as possibilidades e tem uma relação fantasiosa com aquela profissão desejada.
Sabemos que escolher nem sempre é fácil, e justamente pensando nessas dificuldades que enfrentamos, surgiu o projeto de Orientação Profissional aos jovens adolescentes da 8° Série. O referido Projeto sob coordenação das Psicólogas Taís e Diovana da Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Mas como assim? Eles não irão escolher apenas daqui três anos uma profissão? Sim, e justamente pensando nisso, que o processo de orientação profissional pode ser um aliado ao jovem que irá ingressar no Ensino Médio.
Neste momento muitos adolescentes já ingressam no mercado de trabalho, e optam, sem muito conhecimento, pela primeira oportunidade. Neste momento a adolescência começa a se manifestar em toda a sua intensidade, emocionalmente é uma época complexa, em que ocorrem mudanças corporais muito intensas, é um período de diferenciação dos pais e de busca do grupo de pares.
Os pais e adultos significativos acabam por escolher o curso mais adequado para o adolescente, por não compreenderem as mudanças significativas que ocorrem nesta fase.
O adolescente, a partir do processo de Orientação Profissional, amplia e transforma sua consciência, conhece mais sobre seus gostos e preferências, e adquire melhores condições de organizar seus projetos de vida, e melhor ainda, livre da ansiedade do vestibular! Ele inicia uma jornada de autoconhecimento que se estenderá por toda sua vida, mas que neste momento específico, pode contribuir na formação do seu autoconceito, facilitando a escolha profissional.
O Projeto de Orientação Profissional atende todos os alunos da 8° série do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e os encontros são realizados no Auditório Flor da Soja.
Neste dia 22 de Outubro será realizado a I FEIRA DE PROFISSÕES DE SORRISO. Estarão presentes vários profissionais que esclarecerão dúvidas com relação às profissões aos adolescentes.

I FEIRA DE PROFISSÕES DE SORRISO
Local: CTG Recordando os Pagos – Palco A
Horário: 07h00min as 11h00min e das 13h00min as 17h00min


“Você tem seus pincéis e suas tintas.
Pinte o paraíso e depois entre.”

Osho

Seguidores

O QUE VOCÊ ESTÁ PROCURANDO? ENCONTRE AQUI!!!